Rússia diz que está conversando com israelenses e palestinos; Putin culpa fracasso da política dos EUA

Publicado em 10/10/2023 12:26

MOSCOU (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que a explosão de violência entre israelenses e palestinos mostra o fracasso da política dos Estados Unidos no Oriente Médio, e o Kremlin disse que estava em contato com os dois lados em conflito.

O porta-voz de Putin disse que Moscou tentará desempenhar um papel na resolução do conflito, mas não especificou como. Em vez disso, Putin aproveitou a oportunidade para culpar a política dos Estados Unidos para a região pela escalada acentuada da violência.

"Acho que muitas pessoas concordarão comigo que esse é um exemplo claro do fracasso da política dos Estados Unidos no Oriente Médio", disse Putin ao primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia Al-Sudani, que estava em visita a Moscou.

Putin disse que os Estados Unidos tentaram "monopolizar" os esforços internacionais para forjar a paz e acusou Washington de negligenciar a busca de compromissos que seriam aceitáveis para ambos os lados.

Os Estados Unidos, segundo Putin, ignoraram os interesses dos palestinos, incluindo a necessidade de um Estado palestino independente.

Putin não mencionou o papel da Rússia no processo de paz no Oriente Médio ao longo dos anos. Juntamente com Estados Unidos, ONU e União Europeia, o país faz parte, desde 2002, de um "Quarteto" de potências encarregadas de ajudar na mediação.

Moscou tem laços de longa data com os palestinos, incluindo o Hamas, que enviou pela última vez uma delegação sênior para conversações em Moscou em março. Mas também tem "muito em comum" com Israel, inclusive o fato de que muitos israelenses são ex-cidadãos russos, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

"Portanto, mantemos relações com ambos os lados desse conflito. Realizamos contatos e participamos de todos os formatos -- infelizmente poucos -- que buscam um terreno comum para um acordo e que não funcionam de forma muito eficaz, como a prática recente demonstrou", disse Peskov.

Ele disse que o Kremlin estava tentando determinar se algum russo estava entre as dezenas de reféns tomados pelo Hamas.

"Os contatos necessários estão sendo feitos para entender se isso é verdade ou não e qual é o futuro destino dessas pessoas", disse ele.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No acumulado até o terceiro trimestre, agro puxa crescimento da economia com alta de 11,6%
Produção de rações cresce 2% até setembro e Sindirações projeta 90 milhões de toneladas em 2025 (alta de 2,8%)
Murcha avança nos canaviais e já figura entre as maiores causas de queda na produtividade
Com crédito mais difícil, consórcio se torna opção estratégica para o produtor rural
Marrocos é importante fornecedor de fertilizantes para o Brasil e o Notícias Agrícolas foi até lá conhecer essa produção
CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares