Mapa estabelece exigências para a importação de musgo de esfagno produzido no Chile

Publicado em 08/01/2024 08:48
Produto deve estar livre de material de solo, embalados e acompanhado do Certificado Fitossanitário. Normativa entra em vigor em fevereiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária definiu os requisitos fitossanitários para a importação de musgo de esfagno (Sphagnum spp.) produzido no Chile. As normas foram publicadas em Portaria no Diário Oficial da União (DOU) e passam a valer a partir do dia 1º de fevereiro.

As novas diretrizes definem que o musgo (categoria 5) deve estar livre de material de solo e acondicionado em embalagens novas e de primeiro uso. Ainda, todo o envio deve estar acompanhado de certificado fitossanitário (CF), emitido pela Organização de Proteção Fitossanitária (ONPF) do Chile.

Os envios estarão sujeitos a inspeção no ponto de ingresso, bem como à coleta de amostras para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Mapa. Os custos de envio do material inspecionado serão com ônus para o interessado, e fica a critério da fiscalização decidir se o interessado poderá ou não ficar com o restante da remessa até o final do processo de fiscalização.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores estão com dificuldade para acessar as linhas previstas na MP do endividamento
O Jânio avisou que não seria fácil acessar os recursos da MP do endividamento
Vendas de soja e milho avançam no Brasil; exportações do grão e de carne bovina recuam em agosto
Certificação lançada na Expointer transforma redução de metano em vantagem financeira para o pecuarista
Brasil vende mais para EUA apesar de tarifas e tem superávit comercial de US$7,394 bi em agosto
Importações de fertilizantes caem 43% em agosto, mas mercado ainda não vê falta de produto