Vicentinho Júnior é eleito presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados

Publicado em 07/03/2024 09:55
Para Pedro Lupion, presidente da FPA, o colegiado está em boas mãos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR), elegeu nesta quarta-feira (06), por unanimidade, o deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO), para comandar o colegiado pelo próximo ano legislativo. Enquanto parte do quadro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o congressista tem atuado na defesa dos interesses dos produtores rurais, promovendo políticas para modernizar leis e regulamentações, simplificar processos e garantir melhores condições para o setor. 

Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR) | Crédito: João Paulo Véras/AgênciaFPA
O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), parabenizou o colega de bancada e correligionário e frisou que o colegiado está em boas mãos. “É um político jovem, inteligente, que tem uma missão muito nobre de avançar com pautas fundamentais para o sucesso do agro em um ano em que o setor já enxerga algumas dificuldades. Mas Vicentinho é altamente preparado e terá um grupo de parlamentares prontos para ajudá-lo quando for preciso”, indicou Lupion.

Com o terceiro mandato seguido de deputado federal em curso, Vicentinho Júnior foi relator da Medida Provisória 1050/2021, que atualizou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao ampliar de 10% para 12,5% a tolerância de peso por eixo de ônibus de passageiros e caminhões de carga, e trouxe benefícios para o setor produtivo. Ele também é o vice-presidente da FPA na Região Norte. 

Sobre a nova responsabilidade, o presidente da CAPADR sustenta que continuará o trabalho para fortalecimento do agro e redução de burocracias. Vicentinho sugere que o diálogo seja uma das premissas de sua atuação, bem como a defesa pela produção de alimentos.

“A nossa bandeira é a defesa da produção de alimentos, renda e emprego para os brasileiro. Vamos atuar sempre pelo fortalecimento da agricultura, ouvindo outras bancadas e pequenos produtores. Estamos falando do motor que leva o nosso país para frente e comandar essa Comissão é uma grande responsabilidade”, disse.

Para o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR), antecessor de Vicentinho na Comissão, a CAPADR está bem entregue. “Sigo como membro titular em defesa de um agro forte e passo o bastão para um parlamentar que preza pelo respeito e bom diálogo, qualidades essenciais para o posto. O setor vai continuar muito bem representado”, destacou.

Perfil

Eleito deputado federal pelo Tocantins, em 2014, Vicentinho Júnior apresentou projetos voltados à Cultura, Meio Ambiente, Esporte, Defesa do Consumidor, Saúde, Educação, Redução da tarifa elétrica, dentre outros. Coautor da PEC 304/17, conhecida como PEC da Vaquejada, defendeu a aprovação da pauta que reconhece a prática como manifestação e patrimônio cultural brasileiro.

O parlamentar Integrou também a Comissão de Viação e Transportes (CVT), tendo assumido, ainda em 2014, a presidência da Subcomissão Especial das Rodovias Federais BR-242 e BR- 235.

Em setembro de 2019, presidiu na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados e, no mesmo ano, relatou do Projeto de Lei 3604/19, do deputado federal e membro da FPA, Zé Vitor (PL-MG), que aumentava o limite da altura de 4,4 metros para 4,7 metros dos compartimentos de carga usados para o transporte de animais.

Aos 38 anos, Vicentinho Júnior terá pela frente a missão de chefiar a Comissão que abriga o tema responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e, aproximadamente, 30 milhões de brasileiros que trabalham no setor, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli