Bunge doa 10 toneladas de farelo de soja para alimentar abelhas no RS

Publicado em 02/08/2024 17:51

A Bunge, líder global nos setores de alimentos e agronegócios, doará 10 toneladas de farelo de soja para a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) para auxiliar produtores de abelhas do Rio Grande do Sul, que tiveram perdas com as enchentes. Devido às adversidades climáticas, os enxames não realizaram seu estoque de alimentos necessário para passar o inverno.

O farelo de soja, associado ao açúcar, será usado para a alimentação dos polinizadores até a recuperação da vegetação local. A doação será feita via projeto Semêa, desenvolvido pela Fundação Bunge, voltado à agricultura de baixo carbono com foco em práticas regenerativas para ampliar ações e conhecimentos que estimulem a preservação do solo, floresta e água.

De acordo com levantamento da Federação Apícola e de Meliponicultura do RS, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), cerca de 17 mil colmeias de abelhas foram destruídas durante as enchentes de maio de 2024 no estado. O levantamento não considerou as colmeias parcialmente atingidas pela água e nem as que estão em risco por conta da falta de alimentos, o que pode aumentar muito a quantidade de colmeias perdidas, mas segundo estimativas da A.B.E.L.H.A, pode ser em torno 35 a 40 mil esse número. Segundo a pesquisa, a falta das abelhas pode prejudicar a polinização de plantas e o desenvolvimento de algumas culturas agrícolas, como a produção de maçã, melancia, entre outras, além de diminuir a produtividade de diversos grãos.

Fonte: Instituto A.B.E.L.H.A

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bahia Farm Show encerra com balanço positivo e anuncia data da próxima edição
Descontrole dos gastos públicos mantém juros altos e agrava o endividamento no país inteiro
Bahia Farm Show atraiu comitivas e lideranças do agronegócio mundial
Sem irrigação, o agro brasileiro conseguirá manter sua competitividade?
Depois de levar acordo com Irã à cúpula do G7, Trump busca pôr fim à guerra na Ucrânia
Podcast NA #112 - Como a Nobel Trading une inteligência global e confiança para atender o Agro brasileiro