Na Expointer, ministro Fávaro destaca a aprovação do PL 25 para a desnegativação dos produtores rurais gaúchos

Publicado em 30/08/2024 18:51
Projeto de Lei do Governo Federal foi aprovado na última quinta-feira (29) e vai para sanção presidencial

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou da abertura da 47ª edição da Expointer, nesta sexta-feira (30), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

O tema desta edição é “Superar é da nossa natureza”, uma referência às enchentes que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul neste ano, destacando a superação das perdas e a resiliência do agronegócio gaúcho.

O ministro Carlos Fávaro iniciou seu discurso ressaltando a força dos produtores gaúchos após as perdas por intempéries climáticas. “O símbolo da força da agropecuária está aqui nesta feira, tudo recomeçando a passos largos, os números já mostram a força da economia. Nós tínhamos que estar aqui neste momento”, disse.

Fávaro destacou a aprovação do PLN 25/2024, que facilita o acesso ao crédito para produtores atingidos pelas enchentes e que estavam com seus nomes negativados. “Estamos aqui para trazer as boas notícias. Ainda ontem o Congresso Nacional votou o PLN e as medidas já estão indo para a sanção do presidente, para que nós possamos, além de todas as outras, facilitar o acesso dos produtores rurais às medidas”, expôs.

“Certamente serão medidas que permitirão a reconstrução, com dignidade, de todos os produtores. O trabalho continua.”, completou o ministro da Agricultura.

O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, destacou que o Governo Federal está empenhado em propor medidas de apoio. “O governo tem compromisso e desde o início tem construído políticas públicas para dialogar com todos os setores do agro. As medidas até agora anunciadas são pedidas muito importantes”, afirmou

O governador do RS, Eduardo Leite, expressou que, em 2024, os gaúchos superarão as dificuldades e adversidades, e que a Expointer mostra a força do setor agropecuário gaúcho.

Além da solenidade oficial, ocorreu também o desfile dos campeões dos exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos e ovelhas, além dos produtos vencedores do concurso da agricultura familiar. O evento contou com a participação do cavalo Caramelo, resgatado durante as enchentes que ocorreram no mês de maio deste ano.

EXPOINTER

A feira é considerada uma das maiores feiras agropecuárias a céu aberto da América Latina. Conta com exposições de animais, demonstrações de tecnologias agrícolas e oportunidades para os visitantes conhecerem as inovações que estão moldando o futuro do agronegócio no Brasil.

No último ano, bateu recordes de público e negócios, registrando cerca de 820 mil visitantes e R$ 8 milhões em negócios.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que ninguém deveria poder cobrar taxa pelo Estreito de Ormuz
IBGE reduz em 1,2% previsão de safra de café do Brasil com ajuste nos canéforas
Warsh, do Fed, promete “fazer meu trabalho” caso seja desafiado por Trump
Farm Progress Show 2026 antecipa tendências que devem transformar a agricultura nos próximos anos
Conab passa a prever safra recorde de milho do Brasil em 25/26
Ibovespa avança com dado de preços dos EUA sem tirar Oriente Médio do radar