Fávaro anuncia em São Paulo apoio para produtores afetados por incêndios

Publicado em 24/09/2024 10:54
Iniciativa será por meio do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro)

O ministro Carlos Fávaro se reuniu em São Paulo, nesta segunda-feira (23), com representantes do Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB, Basa, Sicredi, Sicoob e Bradesco para tratar do apoio aos produtores rurais afetados pelos incêndios que atingem o país.

O ministro Fávaro disse que o presidente Lula autorizou utilizar recursos do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) para o atendimento emergencial. Essa linha financia a recuperação de áreas degradadas. Alguns bancos devem oferecer o recurso a partir de outubro, mas em algumas instituições ele já está disponível. Produtor da região de Cáceres (MT), Manoel Benedito Rosa Filho assinou o acesso à linha de crédito na reunião. A propriedade dele teve 40% da área queimada.

“É o recurso mais palatável, com menores taxas de juros e prazo amplo para pagar”, disse o ministro.

Alguns bancos anunciaram que vão mudar seu planejamento. Pretendiam liberar parte do recurso no ano que vem, mas decidiram antecipar para este ano.

O secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, o adjunto Wilson Vaz, e o superintendente interino do Mapa em São Paulo, Fabio Paarmann,

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides
Inadimplência no agro: Qual a solução?