Com inovação e tecnologia, Sempre Agtech anuncia nova fase

Publicado em 22/10/2024 11:04 e atualizado em 22/10/2024 18:07
Empresa brasileira se destaca com soluções inovadoras em mercado de biológicos e genética de milho com foco na agricultura tropical

A Sempre AgTech, referência nacional em genética de milho e biotecnologia, vem consolidando sua posição como uma empresa 100% nacional que investe em soluções voltadas à agricultura tropical. A companhia está presente nas principais áreas produtoras de milho no país, nas regiões do Cerrado, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Nos últimos anos, tem intensificado  investimentos em pesquisa e inovação para sementes de milho, além do lançamento de uma linha especial de produtos biológicos. Na safra 2023/24, mais de 160 mil hectares de grãos do cerrado brasileiro, por exemplo, receberam produtos biológicos da empresa em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Goiás. 

Cinco lançamentos de sementes de milho em 2024

Com a semeadura da próxima safra de verão se intensificando nos campos brasileiros, a empresa acaba de anunciar o lançamento de um novo híbrido de milho, o Granum VIP3, excelente para a primeira e segunda safras em várias regiões do país, com ciclo precoce, boa sanidade foliar e performance em ambientes desafiadores. Além disso, é tolerante a várias doenças do milho, como a conhecida estria bacteriana do milho (Xanthomonas), cujos sintomas incluem formação de pequenas pontuações nas folhas que posteriormente evoluem para lesões alongadas e estreitas, e o CMV - Complexo de Molicutes e Viroses, composto por diferentes doenças transmitidas pela cigarrinha-do-milho e pelo pulgão-do-milho. 

O recente lançamento faz parte da mais nova geração de híbridos da Sempre AgTech, que lançou, há dois meses, outros quatro híbridos diferenciados já disponíveis para esta nova safra: Vitta, Velocitá, Titã e Fort. Todas essas sementes de milho prometem aumentar a produtividade, adaptabilidade e a tolerância a doenças, atendendo às diversas necessidades das regiões produtoras. Testados por agricultores em várias partes do Brasil, os cinco novos híbridos confirmam seus benefícios e resultados a campo, como explica Fernando Prezzotto, fundador e presidente da Sempre: "Nós possuímos um portfólio completo para atender os produtores de todo o Brasil, e cada produto possui um posicionamento específico para cada região".

WIN é o braço de pesquisa e inovação

Com o olhar para dentro da porteira, a Sempre AgTech desenvolve tecnologias inovadoras e problemas que afetam diretamente a produtividade do agronegócio brasileiro. Há um ano, inaugurou sua unidade de negócios especializada em biotecnologia, a WIN (World Innovation), que receberá investimentos na ordem de R$ 100 milhões nos próximos anos. Desde então, a WIN concentra seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o agronegócio brasileiro. Por meio de tecnologias como as New Breeding Technologies (NBT), a empresa investe em biotecnologia e nanotecnologia para aprimorar a produtividade e qualidade de culturas e microrganismos essenciais ao setor. As soluções tecnológicas da Win são baseadas em inovações disruptivas, como: 
-Edição Genômica: desenvolvimento de plantas e microrganismos com melhor desempenho e maior produtividade.
-RNA Interferente (RNAi): Criação de defensivos biodirigidos para a proteção de cultivos.
-Seleção Assistida por Marcadores Moleculares: Identificação precoce de características agronômicas desejáveis em plantas.
-Nanoformulações: Desenvolvimento de soluções que aumentam a biodisponibilidade de ativos, melhorando a eficiência e desempenho dos produtos.

A WIN também promove parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas, fomentando a inovação aberta e a troca de conhecimento para enfrentar os desafios do setor agrícola. Sua missão é garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade, consolidando o Brasil como líder no agronegócio global.

Equipe bem estruturada para nova fase

Ao anunciar esse novo momento de expansão, a Sempre AgTech anuncia sua nova estrutura interna, com diretorias bem definidas para cada região em que a empresa espera crescer estrategicamente nos próximos anos. 

Na Vice-Presidência Executiva e Financeira, a empresa anuncia o especialista em Controladoria, Finanças e Auditoria Ebenilson Santos, que soma mais de 20 anos de experiência no agronegócio em grandes empresas como Agro Amazônia, Cargill, Sumitomo Corporation e Patria Investments.

Na Diretoria de Marketing, o executivo Guilherme Trotta com mais de 30 anos de experiencia em grandes empresas multinacionais e Co-Fundador da Produce, empresa de venda direta de insumos que faz parte do mesmo grupo.

Na Diretoria Comercial Norte e Nordeste, assume o engenheiro agrônomo Matheus Rocha, que acumula experiências em empresas como a Agrex do Brasil, Longping High Tech e Dow Agrosciences. Ele atuará juntamente com o Diretor Comercial Cerrado Dagberto França, que soma experiências em empresas como a Agro Amazônia, Corteva e Dow Agrosciences, e com o Diretor Comercial Sul Ivonei Dalla Corte, especialista em gestão estratégica de negócios, com atuação há mais de 30 anos no agro em empresas como Bayer, Raíx Sementes e Agroeste Sementes.

Na Diretoria de Gestão e Gente, assume o administrador de empresas Kenny Carvalho, especializado em Gestão de Negócios e Finanças, com experiências de mais de 20 anos em Recursos Humanos, em empresas de vários segmentos, como Ifood e Laboratório Achè.

A Vice-Presidência da WIN, braço de inovação e tecnologia do grupo formado por Sempre e Produce, é liderada pelo engenheiro agrônomo Hugo Molinari, Doutor em Agronomia, com MBA em Agronegócios pela USP/ESALq, que acumula experiências como pesquisador da Embrapa por 15 anos, de 2007 a 2022, quando foi convidado a integrar o time da Sempre AgTech. 

Mudanças climáticas: plantas resilientes para enfrentar stress hídrico e altas temperaturas

O agro brasileiro está na agenda global de segurança alimentar e energética, mas também é um dos mais sustentáveis do mundo. Diante das novas exigências do mercado, a expectativa da Sempre AgTech é lançar cada vez mais novos produtos que tragam eficiência e produtividade ao agronegócio brasileiro, com o grande foco na sustentabilidade e nas soluções 100% nacionais.

"Precisamos depender menos de tecnologia importada para resolver os problemas da nossa agricultura. Como nação brasileira, cabe a nós resolvermos os desafios da agricultura tropical. A Sempre, através da divisão de biotecnologia WIN, está focada em grandes alvos e na solução de problemas que temos em grandes culturas agrícolas. Além disso, continuaremos investindo nas pesquisas que envolvem o RNA interferente (RNAi). Temos muitos planos e faremos lançamentos de novas soluções a curto prazo,” avalia Prezzotto.

Fonte: Sempre AgTech

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli