Instituto Biológico comemora 97 anos de excelência em pesquisas e inovações em prol do agro de SP

Publicado em 06/11/2024 14:30
O IB tem papel fundamental na realização de diagnósticos que mostram que os produtos paulistas e brasileiros estão livres de contaminação

Referência nacional em controle de pragas e na sanidade da agropecuária paulista, o Instituto Biológico (IB - Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), celebrou na terça-feira (05/11) os 97 anos de atividades em prol do desenvolvimento do agro.

Na cerimônia, o secretário executivo Edson Fernandes enalteceu os profissionais que compõem o Instituto e destacou os trabalhos primordiais que beneficiaram a agricultura desde o campo até o consumidor. “São 97 anos de muita importância, não somente para o nosso estado, mas para o país e o mundo. O avanço da tecnologia, da inovação e da pesquisa desenvolvida pelos nossos institutos. O IB é transversal no conhecimento, inclusive com os outros institutos, pois tudo que vai para as mesas da população, passa por aqui”, ressaltou Edson Fernandes.

O Instituto Biológico tem papel fundamental na realização de diagnósticos que mostram que os produtos paulistas e brasileiros estão livres de contaminação e podem ser exportados. Um dos exemplos são os trabalhos do Instituto para garantir a sanidade de planteis avícolas para as doenças influenza aviária e laringotraqueíte, indispensáveis para o trânsito internacional, visando exportação de material genético.

A diretora do Instituto Biológico, Ana Eugênia de Carvalho, apresentou as principais pesquisas relacionadas à sanidade vegetal, animal, controle biológico, preservação ambiental e o panorama atual desempenhado pelo Instituto. O IB realiza cerca de 350 tipos de exames, em média são 500 diagnósticos por dia.

Para atender à demanda do mercado interno e externo, o Instituto conta com quatro unidades laboratoriais: Laboratório de Resíduos e Pesticidas (CRL 382), o Centro Avançado de Pesquisa Avícola (CRL 653), o Centro de Pesquisa de Sanidade Animal e Vegetal (CRL 957) e o Laboratório Especializado em Sanidade Avícola (CRL 1057), localizadas respectivamente em São Paulo, Descalvado, São Paulo e Bastos. Essas unidades realizam ensaios para diagnósticos de saúde animal e vegetal e contaminação de resíduos e pesticidas em alimentos e bebidas.

O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil, destaca a trajetória, a importância para o setor e os resultados obtidos para o mercado interno e externo. “O Instituto Biológico completa hoje, 97 anos, cuidando da sanidade animal e vegetal que são papeis estratégicos para a segurança alimentar e no comércio exterior. Algumas pesquisas que são realizadas aqui são únicas em todo o país”, frisou Carlos Nabil

Um dos maiores entraves para importação e exportação de produtos pelos países é a sanidade. O Brasil é o maior exportador de carne de frango do planeta e está em segundo lugar na produção desta proteína, ficando atrás dos Estados Unidos e ultrapassando a China, que ocupa agora o terceiro lugar.

Fonte: IB - Apta

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estoques de suco de laranja do Brasil saltam com queda na demanda após preços altos, diz CitrusBR
Conflito no Oriente Médio coloca em risco 41% da ureia exportada no mundo
Seguradoras marítimas de Londres ampliam área de alto risco no Golfo do Oriente Médio
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Produtores apostam em remineralização do solo para recuperar áreas degradadas e fortalecer fruticultura no interior da Bahia
Importações de óleo de palma pela Índia sobem 10% em fevereiro, ao maior nível em seis meses