MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai

Publicado em 11/12/2024 16:25

 

BRASÍLIA (Reuters) - A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços anunciou que iniciou nesta quarta-feira uma investigação para averiguar possível prática de "dumping" em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai.

A investigação foi motivada por uma petição protocolada pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil e deve durar de 10 a 18 meses. A Secex pode aplicar medidas antidumping, como sobretaxa na importação dos produtos, caso a investigação comprove a redução desleal de preço.

“A partir da formalização do pleito, fizemos uma análise preliminar dos dados e identificamos que havia elementos para se proceder, de fato, a uma investigação”, disse a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, em nota.

O dumping consiste na venda de produtos abaixo da faixa de preço de referência, chamada de “valor normal”, e é considerada prática desleal pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por causar danos à indústria do país importador.

A Secex informou que iniciou o processo investigatório depois de identificar elementos que indicam prática de dumping no período de janeiro a dezembro de 2023, com uma análise de dano de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.

(Por Victor Borges)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA