Lista de janeiro dos produtos com bônus do PGPAF já está disponível

Publicado em 09/01/2025 08:44

A mais recente lista de produtos que serão beneficiados com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi publicada nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União. O programa tem como objetivo apoiar os agricultores cujos preços recebidos por seus cultivos ficaram abaixo da garantia estabelecida, oferecendo descontos nas parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Em relação à lista do mês anterior, houve a inclusão da batata, no estado do Paraná, e a saída da cana-de-açúcar. Para os demais produtos houve alteração nos estados beneficiados. Além da batata, açaí, banana, cará/inhame, castanha-de-caju, cebola, erva-mate, feijão caupi, manga, mel de abelha, raiz de mandioca, tomate e trigo fazem parte da lista de janeiro. 

A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nesta edição, o benefício entra em vigência a partir do dia 10 de janeiro de 2025, com validade até 9 de fevereiro de 2025. Confira a lista completa na Portaria SAF/MDA Nº 301, de 7 de janeiro de 2025, que indica os preços de garantia dos produtos e os percentuais de bônus nos estados contemplados.

A partir deste mês de janeiro entraram também em vigor os novos preços de garantia do PGPAF. Confira a Resolução Nº 5.188, de 19 de dezembro de 2024.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli