Embaixador da Ucrânia visita Famato para fortalecer laços e discutir cooperação no agronegócio

Publicado em 23/01/2025 11:02

Nesta quarta-feira (22/01), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu a visita do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Durante o encontro, que contou com a participação de lideranças do Sistema Famato, foram discutidos temas relacionados à resiliência da agricultura ucraniana e explorou oportunidades de cooperação tecnológica e inovação para impulsionar o setor produtivo rural de Mato Grosso.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a capacidade do país europeu em manter sua balança comercial positiva, mesmo enfrentando os impactos da guerra. “Ainda em meio aos prejuízos da guerra, vocês estão conseguindo manter a segurança alimentar e a autossuficiência na produção. Isso é uma prova da resiliência dos produtores ucraniano”, disse Vilmondes.

O embaixador Andrii Melnyk elogiou a hospitalidade mato-grossense e expressou sua admiração pelo agronegócio no estado. Ele enfatizou que, embora Ucrânia e Mato Grosso compartilhem a característica de solos férteis, há um grande potencial para troca de experiências e tecnologias. “Espero que o senhor, presidente Vilmondes, possa visitar a Ucrânia e ver com seus próprios olhos as qualidades do nosso solo e sua prosperidade”, convidou o embaixador.

Melnyk ressaltou a importância de parcerias para aprendizado mútuo. “Estabelecer cooperações trará benefícios para ambos os lados. Mato Grosso já é global e não precisa de ajuda para produzir tanto, mas tenho certeza de que podemos aprender juntos e crescer”, afirmou.

O encontro contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e dos superintendentes Cleiton Gauer (Instituto Mato-grossense e Economia Agropecuária – Imea), Paulo Ozaki (Instituto AgriHub) e Marcelo Lupatini (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-MT). Cada representante compartilhou suas perspectivas sobre as possíveis contribuições de suas respectivas instituições para a parceria com a Ucrânia.

Cleiton Gauer, superintendente do Imea, apresentou uma visão detalhada sobre o agronegócio de Mato Grosso, destacando a liderança na produção de soja, milho e algodão, além das inovações em práticas agrícolas que têm impulsionado a produtividade e a sustentabilidade. Ele também ressaltou o potencial de crescimento nas exportações de gado e etanol para mercados internacionais.

Paulo Ozaki, do AgriHub, enfatizou o papel da inovação tecnológica e da bioenergia como pilares para o desenvolvimento conjunto, enquanto Marcelo Lupatini, do Senar-MT, destacou a possibilidade de capacitação em técnicas agrícolas avançadas e gestão no meio rural.

A reunião também contou com a participação remota do Vice-Chefe do Comitê Agrícola, Câmara de Comércio e Comércio Ucraniana, Volodymyr Pugachov, que compartilhou os desafios enfrentados pelo setor agrícola ucraniano, como a degradação do solo e a resistência dos produtores a adotar práticas mais sustentáveis. Apesar disso, ele destacou que a Ucrânia continua a ser uma potência na exportação de milho, com 22 milhões de toneladas exportadas na última temporada.

Vilmondes Tomain reforçou a importância do aprendizado conjunto e a troca de experiências para superar os desafios do setor agrícola global. “Nós também enfrentamos desafios no passado para aprender a plantar, cultivar e inovar. Por isso, essa troca de conhecimentos é essencial para o desenvolvimento contínuo de ambos os países”, concluiu.

Também participou de maneira remota o primeiro-secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Oskar Slushchenko.

Como resultado do encontro, foram trocados contatos para alinhar os melhores caminhos para estreitar as relações entre Mato Grosso e a Ucrânia. A parceria deverá envolver todas as casas do Sistema Famato – Famato, Imea, AgriHub, Senar-MT e Sindicatos Rurais – cada uma contribuindo com sua expertise para promover inovações, tecnologias e avanços em bioenergia.

O encontro foi marcado pela promessa de cooperação e pelo potencial de um futuro promissor para os dois países, que compartilham a visão de que a agricultura é uma base sólida para o crescimento e a segurança alimentar do mundo.

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Faturamento de bioinsumos no Brasil aumenta cinco vezes em cinco anos e deve manter crescimento em alta
Agropecuária ajuda a segurar inflação em novembro
Estoques de óleo de palma da Indonésia caem 10% em outubro com demanda doméstica maior
IPPA/Cepea: IPPA cai em novembro, mas acumula alta de 10% no ano
Exposição de fraude em grupo chinês traz alertas importantes ao agro do BR e faz convite à esclarecimentos para tranquilizar agricultores em momento de crise