UE planeja tarifas sobre produtos agrícolas e fertilizantes da Rússia e Bielorrússia

Publicado em 29/01/2025 07:34 e atualizado em 29/01/2025 08:45

BRUXELAS, 28 de janeiro (Reuters) - A Comissão Europeia propôs na terça-feira impor tarifas sobre mais produtos agrícolas e certos fertilizantes à base de nitrogênio da Rússia e de sua aliada Belarus para evitar uma potencial ameaça à segurança alimentar da UE.

O executivo da UE aumentou as tarifas no ano passado sobre importações de grãos dos dois países. Ele disse que as novas tarifas se aplicariam a 15% das importações agrícolas da Rússia em 2023 que não tinham sido sujeitas anteriormente a impostos aumentados.

As tarifas sobre certos fertilizantes à base de nitrogênio apoiariam a produção nacional e permitiriam a diversificação do fornecimento de outros lugares, disse a Comissão. Em um comunicado, o governo disse que queria atingir as receitas de exportação russas e a capacidade de Moscou de travar uma guerra contra a Ucrânia, além de reduzir a dependência de importações dos dois países.

"Tais importações, particularmente de fertilizantes, tornam a UE vulnerável a potenciais ações coercitivas da Rússia e, portanto, representam um risco à segurança alimentar da UE", afirmou a Comissão.

O aumento da tarifa de fertilizantes incluiria medidas de mitigação caso os agricultores da UE vissem aumentos substanciais de preços.

A Comissão afirmou que isso não afetaria o trânsito de exportações agrícolas e de fertilizantes russos para países terceiros.

A UE havia evitado anteriormente impor sanções aos produtos agrícolas e fertilizantes russos para não perturbar o fornecimento global, principalmente para os países em desenvolvimento.

A proposta da Comissão entrará em vigor após a aprovação esperada pelos governos da UE e pelo Parlamento Europeu. No ano passado, as novas tarifas levaram cerca de dois meses para entrar em vigor.


Reportagem de Philip Blenkinsop em Bruxelas; Edição de Nia Williams

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anvisa registra melhor resultado da história no controle de resíduos de defensivos agrícolas em alimentos
Indonésia projeta 15,65 mi quilolitros de biodiesel para 2026, leve alta ante 2025
APTA inaugura Centro de Pecuária Sustentável do Instituto de Zootecnia em São José do Rio Preto
A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa