Governo de SP anuncia plano para fortalecer cooperativas rurais

Publicado em 13/02/2025 13:20
Proposta prevê a criação de órgão na Secretaria de Agricultura para garantir participação de cooperativas na formulação de políticas públicas

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, assinou nesta sexta-feira (7) um plano de fortalecimento do cooperativismo rural no Estado. Esta é a primeira etapa do protocolo de intenções entre o Governo de SP e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para atender a antigas reivindicações de produtores rurais e agroindústrias que integram as cooperativas agrícolas de São Paulo.

Entre os destaques do plano está o anúncio da criação da Diretoria de Cooperativismo e Associativismo dentro da Secretaria de Agricultura, o que permite a participação permanente das cooperativas na formulação de políticas públicas do governo paulista.

O plano prevê ainda a inclusão das cooperativas de produtores e de crédito no Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) para atingir a meta de máquinas subvencionadas em 2025, por meio da linha de crédito Pró-Trator, que subvenciona 4% do valor dos juros incidentes nas operações de financiamento. A projeção é de um crescimento percentual de 400% no valor da subvenção estadual, quando comparada a de 2024.

“Vamos ampliar e facilitar ainda mais o acesso do produtor ao FEAP com as cooperativas. Nossa meta é de que o setor adquira mil máquinas agrícolas este ano”, disse Piai. A assinatura ocorreu durante o Intercâmbio Técnico do Cooperativismo Agropecuário, organizado pelo Sistema Ocesp, que reuniu uma comitiva de presidentes de 50 cooperativas na Universidade de St. Gallen, na Suíça.

Outra frente anunciada pelo secretário foi a inclusão do café no Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS). Piai ainda anunciou o desenvolvimento, por meio do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), de um processo de simplificação de adesão a produtores cooperados no programa.

A cadeia produtiva leiteira paulista também foi incluída no plano com a continuidade do Hub do Leite e parceria com a Comevap, que beneficia cerca de 600 produtores por meio de pesquisas aplicadas, visando aprimorar a qualidade, eficiência e competitividade da cadeia do leite de São Paulo por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculada à pasta.

Cooperativismo paulista em números

Segundo a Ocesp, o Estado conta com 181 cooperativas agropecuárias e 165 mil produtores cooperados. Entre os benefícios do modelo estão o acesso facilitado a insumos de qualidade e tecnologias avançadas, comercialização mais eficiente dos seus produtos, assistência técnica especializada e o fortalecimento das comunidades rurais.

Fonte: Secretária de Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

A história de um pioneiro que fez a cerejeira florescer no Brasil
Vendas nominais no varejo devem subir até fevereiro de 2026, aponta IDV
Fundepag incentiva debate e aprofunda conceitos sobre agricultura regenerativa
Gestão de caixa e isenção de IR levam produtor de MT ao mercado financeiro
Mercado de olericultura aquecido impulsiona busca por soluções mecanizadas e produtividade
Motores YANMAR impulsionam o transporte fluvial na Amazônia