Fávaro promete pedido de urgência e criação de GT da Securitização

Publicado em 30/04/2025 15:58

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira, 29, uma comitiva de parlamentares gaúchos, além de representantes do Movimento SOS Agro, para discutir a situação dos produtores rurais do Rio Grande do Sul. O encontro resultou no reforço do pedido de prorrogação das dívidas dos produtores e na criação de um Grupo de Trabalho – GT - para construir uma solução definitiva para a crise, que já se arrasta há um ano.

O senador Luis Carlos Heinze - PP-RS -, autor do Projeto de Lei da Securitização, destacou o compromisso assumido pelo ministro. “Fávaro garantiu à bancada gaúcha que vai encaminhar um ofício ao Ministério da Fazenda com pedido de urgência para a prorrogação imediata das dívidas. O pleito inclui custeio, investimento e CPRs. Os produtores gaúchos estão no limite, e espero que o governo cumpra o combinado”, afirmou Heinze.

A expectativa é de que a prorrogação das dívidas seja publicada ainda esta semana, com base nos termos negociados com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana anterior. A medida, no entanto, não será automática e dependerá da análise individual de cada contrato.

Além disso, parcelas de investimentos com vencimento previsto para 2025 poderão ser adiadas por até 12 meses após o término do contrato original, respeitando o limite de 8% da carteira de crédito dos bancos. No caso do Banrisul, o governo pretende autorizar uma exceção ao Manual de Crédito Rural – MCR-, permitindo que o limite seja ampliado para até 17%.

No que diz respeito à securitização, foi acordada a criação de um grupo de trabalho composto por representantes do Ministério da Agricultura, das comissões de agricultura da Câmara e do Senado, além de integrantes da bancada gaúcha. O GT terá até 180 dias para apresentar propostas viáveis de enfrentamento da crise no campo. Entre as medidas que devem ser analisadas estão o próprio PL da Securitização e a criação de um fundo com recursos de fontes diversas, incluindo aportes de governos estaduais e prefeituras.

Participaram também da reunião, o propositor Luciano Zucco – PL/RS, os deputados Afonso Hamm - PP/RS, Rodolfo Nogueira – PL/RS, Alceu Moreira – MDB/RS , Heitor Schuch – PSB/RS, Marcelo Moraes PL/RS -  e Bohn Gass – PT/RS, além de secretários e assessoria técnica do MAPA.

Fonte: Senador Luis Carlos Heinze - PP-R

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli
Receita com exportação do agro do Brasil sobe 6,2% em novembro e é recorde no ano