Confiança dos investidores da zona do euro se recupera em maio após impacto das tarifas de Trump

Publicado em 05/05/2025 08:26

 

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores na zona do euro se recuperou com mais força do que o esperado em maio, depois que as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fizeram com que a confiança no bloco despencasse no mês passado, embora ainda permaneça em um nível baixo, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O índice Sentix para a zona do euro subiu para -8,1 em maio, de -19,5 em abril, superando a previsão de uma leitura de -12,5.

O índice da situação atual melhorou surpreendentemente para -19,3, seu nível mais alto desde agosto de 2024, embora ainda em território negativo. As expectativas, por sua vez, deram um salto de 19,6 pontos, para 3,8.

"Isso é notável, pois mostra que os investidores abandonaram em grande parte os temores de recessão que expressaram no mês passado", disse o Sentix em um comunicado.

Os 1.068 investidores consultados de 1 a 3 de maio parecem apreciar a resposta equilibrada da Comissão da União Europeia às tarifas dos EUA até o momento, acrescentou o Sentix.

Na Alemanha, a maior economia da Europa, a reação calma também ajudou as expectativas a aumentarem em mais de 20 pontos, atingindo 5,5.

"As principais vítimas da política tarifária de Trump são a economia dos EUA e, até certo ponto, as economias da China e da Suíça", disse o Sentix.

"No entanto, o período de incerteza provavelmente ainda não acabou."

(Reportagem de Miranda Murray)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chinesa Sinograin vende estoques de soja antes da chegada de carga dos EUA
Trump teve várias interações construtivas com Lula sobre comércio, diz representante comercial dos EUA
3tentos inicia processamento de canola em unidade gaúcha e vê expansão da safra
MAPA e MDA recebem representantes da Fetag e Federarroz em Porto Alegre
Agricultores dos EUA dizem que pacote de ajuda de US$12 bi não cobrirá perdas
IPCF de novembro já é o mais favorável ao agricultor desde abril