Brasil lidera crescimento global em produção agrícola e impulsiona mercado de nutrição vegetal

Publicado em 13/05/2025 14:36
Dados da VGRI Partners apontam aumento expressivo no uso de fertilizantes especiais e investimento por hectare no país

O Brasil caminha para manter sua posição de protagonista na produção global de alimentos nos próximos anos. De acordo com dados reunidos pela VGRI Partners, o País deverá ter ampliado em 41% sua produção agrícola de 2023 a 2026/2027, tornando-se o principal “motor de crescimento” da oferta de alimentos no mundo. Esse avanço é sustentado principalmente pelo ganho de produtividade e pela intensificação das colheitas, fatores que elevam a demanda por soluções mais tecnificadas, como os fertilizantes especiais. 

Apesar de utilizar apenas 11% de seu território para a agricultura, o Brasil é líder global na produção de soja, café e açúcar. Entre 2016 e 2024, a área plantada no País (considerando apenas cereais, leguminosas e oleaginosas) saltou de 58,7 para 78 milhões de hectares, enquanto a produtividade média aumentou de 3,14 para 3,84 toneladas por hectare. Esse desempenho vem acompanhado de um aumento constante nos investimentos por hectare, refletindo a crescente tecnificação do campo. 

Como um dos pilares desse aumento de produtividade, os investimentos em nutrição vegetal têm registrado crescimento acelerado. As vendas de fertilizantes especiais acompanharam a expansão da área plantada e, em 2024, devem atingir R$ 266,2 bilhões. O maior faturamento está concentrado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná, que juntos representam cerca de 68% do total nacional. 

Segundo a VGRI Partners, o avanço do setor de nutrição vegetal se deve não apenas ao aumento da demanda por produtividade, mas também à evolução tecnológica na formulação de insumos e à maior adesão por parte dos produtores rurais. Com o crescimento populacional e a necessidade de garantir segurança alimentar, o Brasil segue como uma das principais fronteiras globais para o desenvolvimento agrícola sustentável. 

Fonte: VGRI Partners

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações brasileiras aos EUA recuam pelo 4º mês consecutivo e desequilíbrio comercial entre os países se aprofunda, aponta Monitor da Amcham
Cotado a R$ 5,37/kg, pêssego nacional é o destaque da semana (08 a 12/12) no atacado da CEAGESP
Produtividade da cana exige manejos mais eficientes e novas soluções para frear perdas no campo
Tecnologias integradas aumentam produtividade e longevidade da cana corte após corte
Massey Ferguson apresenta soluções com foco no futuro na maior feira de tecnologia agrícola do mundo
Exportações de feijão batem recorde anual, enquanto mercado interno mantém ritmo lento, aponta indicador Cepea/CNA