Após tarifaço, governo brasileiro mobiliza setores para definir resposta aos EUA

Publicado em 15/07/2025 10:48

Em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo brasileiro criou um comitê de trabalho interministerial e recebe nesta terça-feira (15), em Brasília, representantes de empresas exportadoras dos segmentos afetados. O objetivo é definir estratégias de negociação e articulação para reverter a decisão americana e mitigar seus impactos sobre a balança comercial.

A medida, que entra em vigor no dia 1º de agosto, deve atingir de forma significativa alguns dos principais produtos do agronegócio brasileiro, como carnes, suco de laranja, café, soja e milho. Os Estados Unidos são o segundo maior destino das exportações do Brasil, com um volume superior a US$ 40 bilhões por ano.

“A tarifa imposta pelos EUA amplia o risco econômico em um momento delicado para o Brasil, marcado por déficit fiscal crescente e desaceleração da indústria. Só no caso do suco de laranja, por exemplo, os EUA concentram entre 25% e 30% das exportações brasileiras. O Brasil pode perder competitividade externa e vê sua principal âncora cambial, o superávit comercial, sob ameaça”, comenta Felipe Jordy.

Felipe Jordy, gerente de inteligência e estratégia da Biond Agro está à disposição para comentar os desdobramentos dessa medida no agronegócio nacional. Além disso, analisamos os impactos sobre os preços internacionais, a competitividade dos produtos brasileiros, os riscos para a próxima safra e o reposicionamento necessário dos produtores diante desse cenário.

Fonte: Biond Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - EDIÇÃO 06-12-2025
Rotação de Culturas Podcast #25 - Inovar sem perder tração: Qual o movimento inteligente?
Entregas de fertilizantes no Brasil superam 5 mi t pelo 3º mês e crescem 9,3% no ano
Taxas dos DIs disparam com anúncio de que Flávio Bolsonaro foi escolhido pelo pai para ser candidato
A terra que resiste: a luta de produtores rurais contra a insegurança em Campinas e Região, interior de São Paulo
Episódio 4 - Benefícios e diferenciais de Verango® Prime contra os nematóides