ABAG reforça importância estratégica do acordo UE-Mercosul para segurança alimentar e energética

Publicado em 13/01/2026 12:11

Comunicado ABAG

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) avalia que a aprovação do Acordo Mercosul–União Europeia tem importância estratégica para ambos os blocos, ao ampliar a oferta e reforçar a segurança alimentar e energética da União Europeia em um cenário geopolítico global desafiador.

Para o Mercosul, o Acordo deve impulsionar o crescimento econômico por meio da facilitação de investimentos e da redução ou eliminação de tarifas sobre produtos sul-americanos, além de consolidar o bloco como potência energética, alimentar e ambiental, ampliando sua capacidade de promover o desenvolvimento sustentável.

O Acordo também abre novas agendas, como os combustíveis sustentáveis para aviação e o transporte marítimo, além da cooperação em mobilidade híbrida. Nesse contexto, cria rotas estratégicas de integração com a Europa, que já mantém acordos com o Chile, ampliando oportunidades em tecnologias, logística e na integração bioceânica.

O Brasil, reconhecido como parceiro comercial confiável, tende a ampliar sua contribuição para atender à demanda europeia por cadeias produtivas descarbonizadas e sustentáveis, essenciais para o cumprimento das metas de redução de emissões.

Segundo o presidente da ABAG, Ingo Plöger, o Acordo estabelece ainda um arcabouço jurídico favorável ao avanço de novas agendas de cooperação entre blocos democráticos comprometidos com a livre iniciativa.

“Abrem-se oportunidades nas áreas de novos combustíveis e tecnologias de processos industriais, com mais cooperação do que competição, integração de inovações em serviços digitais e fortalecimento dos instrumentos da democracia. Mais mercado, melhor cooperação e maior participação do setor privado no desenvolvimento sustentável. É o momento de, junto às lideranças empresariais do Mercosul e da União Europeia, formalizarmos um Roadmap. Voltamos a visualizar uma agenda União Europeia–Mercosul para mais 25 anos”, afirma o executivo.

Fonte: ABAG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Importações de fertilizantes batem recorde em 2025 com avanço de produtos de menor concentração
SRB vê acordo Mercosul–UE como avanço estratégico, com impacto limitado ao agro
ABAG reforça importância estratégica do acordo UE-Mercosul para segurança alimentar e energética
Lei de proteção de cultivares garante direitos de propriedade intelectual e investimentos em pesquisa
Governo de SP fortalece agricultura familiar e PPAIS cresce mais de 150% em 2025
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização