Faesp capacita equipes de saúde no campo para integrar o Projeto Saúde Rural
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) iniciará nesta segunda-feira (02/02), em sua sede, no Centro da cidade, a capacitação de 105 técnicos e sete enfermeiros do projeto "Saúde Rural", que será implantado em sete municípios paulistas (Batatais, Cardoso, Caiuá, Capão Bonito, Guaratinguetá, Mineiros do Tietê e Penápolis).
A ação visa impactar mais de 350 mil moradores do campo em dois anos. O evento contará com a participação do presidente da Faesp, Tirso Meirelles, e com o diretor do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), do Senar-SP, Roberto Duarte.
O objetivo, segundo Renilson Rehem, diretor de Saúde e Promoção Social do Senar nacional, é estender o “Saúde Rural” para todos os municípios, por compreender a dificuldade do homem e da mulher do campo para acessar os serviços de saúde. Isso porque é uma população que está dispersa, distante dos centros urbanos e ainda com o agravante de que, principalmente o pequeno produtor, quando precisa sair da sua propriedade para procurar atendimento, significa um dia de trabalho perdido, o que compromete profundamente a receita.
Os profissionais receberão instruções por uma equipe especializada que ajudará de atuação em campo. A formação dos técnicos está diretamente conectada ao modelo de gestão do projeto, que prevê acompanhamento contínuo por supervisores de saúde rural, responsáveis por orientar, avaliar e apoiar a atuação dos profissionais em campo. Esse acompanhamento inclui supervisões presenciais, reuniões de trabalho, atividades educativas e a elaboração de relatórios técnicos que subsidiam o monitoramento e a avaliação das ações desenvolvidas nos territórios atendidos.
Durante o período de capacitação presencial, os Técnicos de Saúde Rural recebem orientações sobre suas atribuições, fluxos de atendimento, organização das visitas, abordagem humanizada às famílias e utilização adequada dos sistemas de registro e monitoramento das informações em saúde. O conteúdo também aborda ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, acompanhamento de indicadores básicos, ética profissional e integração com a rede local de apoio.
Roberto Duarte, explica que a iniciativa tem por finalidade não somente a capacitação dos profissionais, mas colocar à disposição da população rural técnicos que levarão prevenção e conscientização sobre cuidados básicos com a saúde.