Passagem de Rafah, entre Gaza e Egito, será reaberta no domingo, afirma Israel
![]()
JERUSALÉM, 30 Jan (Reuters) - Israel reabrirá a passagem fronteiriça de Rafah no domingo para que as pessoas possam transitar entre Gaza e Egito, informou na sexta-feira a agência governamental israelense que coordena a política civil em Gaza, Cogat.
“O retorno dos residentes do Egito à Faixa de Gaza será permitido, em coordenação com o Egito, apenas para os residentes que deixaram Gaza durante a guerra e somente após autorização prévia de segurança por parte de Israel”, disse a Cogat.
A passagem de Rafah é efetivamente a única rota de entrada ou saída de Gaza para quase todos os mais de 2 milhões de pessoas que vivem lá.
Israel tomou o posto fronteiriço em maio de 2024, cerca de nove meses após o início da guerra em Gaza. A reabertura foi uma exigência importante na primeira fase do plano do presidente dos EUA, Donald Trump, para acabar com os combates entre Israel e militantes do Hamas, que se seguiu a um cessar-fogo acordado em outubro.
Israel havia dito que só a reabriria após recuperar o corpo do último refém israelense em Gaza, o que ocorreu esta semana.
(Reportagem de Steven Scheer e Rami Ayoub)
0 comentário
Faesp capacita equipes de saúde no campo para integrar o Projeto Saúde Rural
NPK: Preços dos fertilizantes em dólar já acumulam alta de 10% somente em 2026
Passagem de Rafah, entre Gaza e Egito, será reaberta no domingo, afirma Israel
Fertilizantes 10% mais caros, soja pressionada, ovos nas mínimas de seis anos e shutdown adiado nos EUA
Déficit comercial dos EUA tem em novembro maior alta em quase 34 anos
3ª edição do Código Florestal Comentado será lançada nesta 5ª e chega como mais uma ferramenta de proteção e conhecimento ao produtor brasileiro