Escritório brasileiro firma parceria estratégica para fortalecer presença no agronegócio latino-americano

Publicado em 02/02/2026 10:48
A parceria com escritório boliviano-paraguaio também visa promover uma agricultura mais sustentável

O escritório brasileiro Passos & Sticca Advogados Associados (PSAA) dá um passo importante para reforçar sua presença nacional e internacional no assessoramento dos clientes no âmbito da cadeia ampla do agronegócio. O escritório firmou uma parceria com o renomado escritório Sanjinés & Asociados – Abogados, com atuação na Bolívia e no Paraguai. “A agricultura é um elemento-chave na solução das questões climáticas globais, tema central da COP30, e o PSAA, reconhecido como ‘o escritório do Agro’, mantém atenção constante às necessidades de clientes que atuam na cadeia ampla do agronegócio”, destacou André Ricardo Passos de Souza, sócio-fundador do PSAA.

Segundo o PSAA, estabelecer esta aliança com o Sanjinés & Asociados - Abogados - em uma região estratégica do cinturão tropical que concentra algumas das áreas de produção mais importantes da América Latina, notadamente na Região de Santa Cruz de La Sierra e no Paraguai, permite ao PSAA acompanhar o mercado agrícola do Cone Sul prestando assessoria jurídica de ponta aos seus clientes que investirem nessas regiões, através de parceiros qualificados e atuantes nas regiões do globo, unificando a qualidade da prestação de serviços e emprestando um olhar único a todas as etapas dos projetos de integração de cadeias internacionais de produção. “O objetivo da parceria é manter o elevado padrão de atendimento aos clientes do PSAA, apoiando empresas, produtores e investidores nos desafios e oportunidades que movimentam o agronegócio no chamado ‘cinturão tropical’ do planeta”, afirmou o jurista.

Já o porta-voz do Sanjinés & Asociados e Passos & Sticca Advogados Associados acredita que a parceria possa contribuir de maneira direta para que a agricultura boliviana avance para modelos mais sustentáveis e resilientes às questões do clima, promovendo estruturas contratuais e instrumentos financeiros que incentivam boas práticas, investimentos em tecnologias limpas e projetos agropecuários alinhados com padrões ambientais de uma agricultura sustentável, com a redução de emissões, apoiando a resiliência climática, a transição energética e a preservação de áreas verdes que são bens centrais ao país. “Esta aliança permite acompanhar juridicamente produtores e empresas na adoção de modelos que integram sustentabilidade, carbono, biodiversidade e gestão eficiente de recursos”, destacou o advogado Raul Sanjinés Elizagoyen, sócio do escritório parceiro.

A parceria também visa promover uma agricultura mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas, incentivando boas práticas, investimentos em tecnologias limpas e projetos alinhados a padrões ambientais internacionais. “Podemos ajudar o agro não apenas a crescer, mas a fazê-lo de forma coerente com os compromissos climáticos globais, protegendo os ecossistemas e fortalecendo a segurança alimentar. A colaboração regional e internacional, o compartilhamento de boas práticas e a cooperação jurídica e financeira são essenciais para acelerar a adoção de modelos produtivos resilientes e sustentáveis”, concluiu Sanjinés.

Fonte: Assessoria Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de tilápia em São Paulo cresce 4% em volume em 2025
10 ANOS DO CTECNO PARECIS
Senar MT promove cerca de mil cursos em todo estado no mês de fevereiro
Escritório brasileiro firma parceria estratégica para fortalecer presença no agronegócio latino-americano
Queda generalizada das commodities, retomada do Congresso e do STF, 3ª ZCAS do ano e compras de soja da China no BR
Exportações de óleo de palma da Indonésia atingem 23,61 mi t em 2025