Minério de ferro amplia queda enquanto mais siderúrgicas passam por manutenção
Por Ruth Chai
Cingapura, 3 Fev (Reuters) - Os futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira, ampliando as perdas do fechamento das commodities na sessão anterior, diante de uma demanda fraca por aço que pesa sobre o mercado antes do Ano Novo Lunar Chinês no final deste mês.
O contrato de minério de ferro mais negociado para maio na bolsa de Dalian recuou 1,14%, a 777,5 iuanes (US$112,06) por tonelada.
O contrato de referência de minério de ferro para março na bolsa de Cingapura caía 0,84%, a US$102 por tonelada, às 04h05 (horário de Brasília).
Os preços despencaram na segunda-feira, devido a uma queda generalizada das commodities, liderada pelo ouro e pela prata.
O volume de transações de minério de ferro nos principais portos chineses também caiu na segunda-feira, de acordo com dados da consultoria Mysteel.
Mais siderúrgicas anunciaram planos de manutenção antes do feriado de nove dias do Ano Novo Lunar Chinês, que começa em 16 de fevereiro. Elas retomarão a produção no final de fevereiro ou início de março, moderando a demanda por matéria-prima à medida que a produção de metal quente diminui, de acordo com outra nota da Mysteel.
Os embarques globais de minério de ferro aumentaram de 26 de janeiro a 1º de fevereiro, com os embarques dos gigantes da mineração Austrália e Brasil aumentando em 1,267 milhão de toneladas durante esse período.
Os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses aumentaram 1,16% em relação à semana anterior, de acordo com dados da consultoria Steelhome divulgados em 30 de janeiro.
Uma combinação de restrições à produção de aço em meio a regulamentações ambientais e fraca demanda doméstica deve pressionar os preços nos próximos meses, disse um relatório da BMI, uma unidade da Fitch Solutions, publicado na segunda-feira.
No entanto, uma economia global ainda resiliente deve continuar a apoiar as exportações chinesas de aço, mantendo um piso para os preços, disse o relatório.
Outros ingredientes siderúrgicos na bolsa de Dalian perderam terreno, com o carvão coqueificável e o coque caindo 0,17%.
Os índices de referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai apresentaram queda geral. O vergalhão caiu 0,51%, o rolo laminado a quente perdeu 0,34% e o fio-máquina caiu 1,77%. Enquanto isso, o aço inoxidável subiu 0,09%.
(Reportagem de Ruth Chai)