Minério de ferro cai por preocupações com setor imobiliário na China

Publicado em 19/01/2026 08:22

Logotipo Reuters

Por Ruth Chai

CINGAPURA, 19 Jan (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro caíram para mínimas de duas semanas nesta segunda-feira, com a divulgação de uma série de dados da China evidenciando a fraqueza persistente no mercado imobiliário local, aumentando preocupações com a demanda pelo principal ingrediente da fabricação de aço.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com queda de 2,58%, a 794 iuanes (US$114,03) a tonelada, atingindo o ponto mais baixo desde 6 de janeiro.

O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura caía 1,54%, a US$104,7 a tonelada, nível mais fraco desde 2 de janeiro.

Os preços das casas novas na China ampliaram a queda em dezembro, segundo dados oficiais, ressaltando as tensões persistentes no setor imobiliário apesar das repetidas promessas do governo de estabilizá-lo.

O investimento em imóveis e as vendas de imóveis por área útil, indicadores que são monitorados de perto pelos investidores em busca de pistas sobre a demanda futura de aço e minério de ferro, também registraram quedas.

Pesaram ainda sobre o sentimento do mercado a menor produção de aço bruto da China e os sinais de aumento da oferta.

A produção de aço bruto em 2025 caiu para menos de 1 bilhão de toneladas e atingiu o menor patamar em sete anos, uma vez que a desaceleração prolongada do mercado imobiliário prejudicou a demanda, embora as exportações de aço tenham atingido níveis recordes.

(Reportagem de Ruth Chai)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário