Sindag divulga nota sobre vídeo de drone
NOTA OFICIAL – denúncia à Anac
O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) informa que apresentou denúncia formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em relação às infrações e aos prováveis riscos registrados em vídeo amplamente divulgado nas redes sociais e pela imprensa, envolvendo a conduta de um operador de aeronave remotamente pilotada de uso agrícola.
O fato teria ocorrido no município de Tucumã, no sul do Pará, e foi divulgado pelo próprio operador, mostrando um equipamento fabricado para uso agrícola sendo utilizado de forma indevida para transporte pessoal em uma lavoura.
A iniciativa foi tomada pela entidade a partir da análise do conteúdo divulgado publicamente, com base em elementos técnicos detalhados em ofício encaminhado à Agência. Nos quais são apontados indícios de riscos operacionais e possíveis infrações às normas que regem a aviação civil e as operações aeroagrícolas no Brasil.
O Sindag espera que os fatos sejam devidamente apurados pela autoridade aeronáutica competente. E e que, caso confirmadas irregularidades, sejam aplicadas as sanções cabíveis, conforme previsto na legislação vigente.
A entidade repudia de maneira veemente a atitude registrada no vídeo, que não apenas evidencia riscos à segurança das pessoas e ao meio ambiente, como confronta diretamente os princípios de responsabilidade, profissionalismo e compromisso com a segurança que norteiam o setor aeroagrícola brasileiro.
A conduta demonstrada no material também ofende frontalmente milhares de técnicos, agrônomos, gestores, auxiliares e pilotos de drones, helicópteros e aviões que, todos os dias, atuam nas operações aeroagrícolas com rigor técnico, responsabilidade e absoluto respeito às normas, ajudando a construir uma das maiores, mais reguladas e mais qualificadas aviações agrícolas do mundo.
Tal comportamento afronta ainda o trabalho contínuo de qualificação, aprimoramento técnico e fortalecimento da cultura de segurança desenvolvido ao longo de décadas pelo Sindag, em permanente diálogo com autoridades, pesquisadores e a sociedade.
O Sindag ressalta, por fim, que as atitudes apresentadas no referido vídeo não representam e não compactuam com os valores, os princípios e a trajetória da aviação agrícola brasileira, atividade que se aproxima de oito décadas de história, marcada pela evolução técnica, pela legalidade e pelo compromisso permanente com a segurança operacional, ambiental e social.