Indonésia avançará com mistura de biodiesel B50 este ano, diz presidente

Publicado em 30/03/2026 08:13 e atualizado em 30/03/2026 08:49

JACARTA, 30 Mar (Reuters) - O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, disse nesta segunda-feira que o país avançará este ano com seu programa de biodiesel B50 à base de óleo de palma.

"Estamos avançando a passos largos para o biocombustível", disse ele em um fórum empresarial no Japão, durante visita oficial, antes de se reunir com o primeiro-ministro japonês Sanae Takaichi.

"Produziremos este ano óleo diesel a partir do óleo de palma e agora estamos aumentando de 40% para 50%."

Em janeiro, autoridades indonésias descartaram um plano para lançar o B50 -- mistura de 50% de biodiesel à base de óleo de palma e 50% de diesel convencional -- este ano devido a preocupações técnicas e de financiamento, mantendo a mistura B40.

Mas houve conversas para reviver o plano à luz dos problemas de fornecimento do setor de energia causados pela guerra entre os EUA e Israel contra o Irã.

(Reportagem de Stanley Widianto e Stefanno Sulaiman)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS LF

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Crédito no Agro: Onde Nasce a Inadimplência e Como Evitar Prejuízos Milionários
Projeto contra embargos automáticos por satélite reacende debate sobre segurança jurídica no campo
Ainda vão aparecer mais coisas, diz Lula sobre envolvimento de Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro
Classificação da tilápia como espécie invasora pode gerar prejuízo imediato de US$38 milhões para o setor, avalia PEIXE BR
Atividade manufatureira dos EUA atinge máxima em quatro anos em maio, mostra PMI
Ibovespa recua com exterior mais negativo; Copasa cai após lançar oferta de ações