BC não mudou nem pretende mudar horizonte relevante para a política monetária, diz Picchetti

Publicado em 25/06/2026 12:30 e atualizado em 25/06/2026 13:05

BRASÍLIA, 25 Jun (Reuters) - O diretor do Banco Central Paulo Picchetti disse nesta quinta-feira que o BC não está alongando o horizonte relevante para a política monetária e não tem a intenção de fazê-lo.

Segundo Picchetti, a decisão de chamar atenção para o primeiro trimestre de 2028 no comunicado e ata divulgados após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) se deu sob avaliação de que o choque de oferta gerado pela guerra no Oriente Médio e pelo El Niño afeta a inflação no horizonte relevante e é completamente insensível ao que o BC faz na política monetária.

O diretor afirmou que um choque de juros "não abriria o Estreito de Hormuz" nem afetaria El Niño, mas causaria uma desaceleração desordenada da atividade.

(Reportagem de Bernardo Caram; edição de Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC não vai se comprometer com sinalização explícita para juros, segue em ciclo de calibração, diz Picchetti
BC pretende manter Selic restritiva até inflação caminhar para a meta, diz diretor David