PAC 2 injeta recurso na agricultura
Publicado em 30/03/2010 09:14
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem, nova prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que valerá até dezembro. A medida, que integra a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), permite a compra de máquinas e implementos agrícolas com juros de 4,5% ao ano. Lançada em julho do ano passado, a linha passa a contar com R$ 80 bilhões até dezembro de 2010. "É um dos programas mais bem-sucedidos e tem estimulado fortemente a compra de máquinas e equipamentos para a realização de investimentos a um custo reduzido", disse Mantega. O PSI sustentou a retomada das vendas de máquinas e implementos no começo deste ano, assim como o Mais Alimentos fez ao longo de 2009.
A prorrogação foi comemorada pelo presidente do Simers, Claudio Bier. "O que está nos dando fôlego é o PSI. O pessoal está animado o programa vai ser responsável pelo nosso ano", avalia. Ele pondera, no entanto, que com a notícia da prorrogação, é normal que os compradores segurem as aquisições.
O PAC 2 também contempla R$ 11,2 bilhões para o setor de fertilizantes. O objetivo é reduzir a dependência do insumo importado e, consequentemente, os custos.
Fonte:
Correio do Povo