Plantio no prazo, mas acelerado após cada chuva

Publicado em 16/11/2010 06:22
Os agricultores do MaToPiBa mostram-se cada vez mais preparados para aproveitar cada chuva para o plantio. Com plantadeira de 30 linhas, Odir José Pradella, de Formosa do Rio Preto (BA) pode avançar até 12 hectares por hora. Três plantadeiras foram emendadas para agilizar a tarefa, que deve ser concluída ainda em novembro. Na Bahia, o plantio segue dentro da janela agroclimática das culturas de verão, e deve atingir 70% da área em dez dias, após as chuvas desta semana.

Mesmo quem teve de paralisar o plantio por falta de umidade mostra-se tranquilo. A Família Fritzen, de Bom Jesus (PI), com 7,3 mil hectares de cultivo, também prevê conclusão dos trabalhos dentro do período mais indicado. O cumprimento do prazo é considerado essencial para que a lavoura atinja o potencial de 4 mil quilos por hectare, calculado a partir dos investimentos em insumos. No Piauí, os agricultores estão com perto de um terço das lavouras semeadas e devem encerrar os trabalhos até meados de dezembro.

Segundo as previsões meteorológicas, pancadas de chuva devem beneficiar toda a região nesta semana, incluindo Maranhão e Tocantins. Os produtores dizem que precisam estar preparados para acelerar o plantio porque as precipitações têm sido irregulares, ou seja, nem sempre chegam a todos os talhões com data marcada.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli