Tirar alimento e combustível da inflação seria erro social, diz Armínio Fraga

Publicado em 29/11/2010 07:55

Armínio Fraga, 53, presidente do Banco Central entre 1999 e 2002, é contra mexer no índice de preços que serve para balizar as metas de inflação, conforme proposta do ministro da Fazenda, Guido Mantega. 
O governo cogita criar um índice que exclua a variação de preços de alimentos e dos combustíveis, itens que costumam puxar a inflação para cima, muitas vezes sob influência de fatores climáticos e externos. 
Eventualmente, esse índice poderia ser usado para balizar as metas de inflação e facilitar a redução dos juros. 
Para Armínio, a meta deve corresponder ao que importa para a sociedade. "O povo come e anda de ônibus." 
Na gestão de Armínio, o BC instituiu o regime de metas de inflação. Na época, trabalhou com Alexandre Tombini, futuro presidente do BC. Armínio classifica o colega como crítico e firme, mas construtivo e "de fino trato". 
Para ele, será "um luxo" tê-lo à frente do Banco Central. 

 

Folha - Qual é a avaliação do sr. sobre a proposta de expurgo da variação dos produtos alimentícios e dos combustíveis da inflação? Acha que funcionaria aqui, dado nosso passado inflacionário? 
Armínio Fraga -
 Acho um erro, inclusive social e político, excluir qualquer coisa do índice. A meta de inflação tem que corresponder ao que importa para a sociedade; só assim o valor do salário fica protegido. E o povo come e anda de ônibus. Já passei pelo BC, e pensei muito nisso.
O BC leva em conta choques de oferta e choques temporários na condução da política monetária, o que resolve bem a questão levantada pelo ministro Mantega.

Chegou o momento de alterar a meta de inflação?
O próprio governo sinalizou que, em algum momento, seria interessante reduzir a meta. Seria positivo. O país está com meta de 4,5% [IPCA] e inflação um pouco acima. Não se pode considerar que a situação é definitiva.
Ela funcionou muito bem ao longo desse tempo, mas em algum momento seria bom caminhar em direção dos nossos pares. Daqui a dois anos, que se determine que vá para 4%.
Não recomendo nada muito radical, mas, à medida que seja possível, aos poucos, chegar a uma inflação mais baixa, talvez seguindo o caminho do Chile, em torno de 3%, [a redução da meta] ajudaria a diminuir a incerteza, os juros nominal e real.
Seria um passo positivo, mas não está na hora porque a revisão é no meio do ano.

E meta para a dívida pública?
Penso que seria importante perseguir essa meta que a presidente eleita sugeriu, de 30% de dívida líquida. A dívida bruta ainda é próxima de 50%. Vai ser necessário preservar esse superavit [primário, economia que o governo faz para pagar juros] de 3%.

Há mágica para reduzi-la?
Acho importante que seja 3%, sem muita criatividade. E que se sinalize que os 3% vão valer pelos quatro anos, a menos que se tenha uma desaceleração. É importante dizer que vai funcionar assim porque daria confiança ao investidor de longo prazo e ajudaria a reduzir os juros.

Quando o sr. fala "sem criatividade", quer dizer impedir mecanismos como o da capitalização da Petrobras?
O caso da Petrobras foi, de longe, o mais importante. Levando adiante o que o BNDES tem sinalizado, que não pode continuar todo ano a receber aporte de grandes dimensões, ele pode reinvestir seu lucro, se o governo achar que não precisa do dividendo. Mas não pode capitalizar todo ano o BNDES, elevando a dívida bruta.
Não consigo imaginar uma política econômica que tenha mais impacto no crescimento do que aquela que consiga reduzir o juro sem a volta da inflação.

O sr. defende que se reduza a ênfase dos bancos públicos no financiamento de infraestrutura. Como isso pode ser feito no momento em que há tanta demanda por crédito?
Existe o crédito que financia o investimento e o que financia o consumo. Do lado do investimento, onde está o BNDES, o que tem de acontecer é uma mudança na direção de exigir também a participação do setor privado.
Precisa ter coparticipação. Com o tempo, o BNDES sozinho não dará conta.

Como ele pode fazer isso?
O BNDES vai ter de fazer duas coisas: começar a exigir mais participação privada e ser mais seletivo. Vai ter de deixar de financiar a Petrobras, que pode se financiar no mercado. O mercado vai se virar. Pode ter certeza.

O sr. acha importante ter institucionalizada a autonomia no BC ou essa é uma discussão do passado?
É uma discussão importante. A autonomia tem produzido bons resultados em momentos difíceis. Mas, sem força de lei, não tem garantia. Acredito que isso que está acontecendo [a tradição de autonomia] talvez seja até mais importante do que a lei.
A experiência de vários países mostra que a lei, por si só, não garante.
Provavelmente, tem mais peso o fato de que o governo que chega registre com clareza sua posição.

O sr. acha que, enquanto a autonomia não estiver no papel, haverá desconfiança?
É importante institucionalizar. Isso terá de ser feito na sua hora, quando se consolidar a visão, no mundo político, de que é bom, de que ajuda a manter a inflação baixa com custo baixo e com benefícios enormes. E, à medida que se aproxime de um consenso, talvez valha a pena aprovar a lei para que sirva como mecanismo de defesa.

Como o sr. vê a chegada do novo governo e a indicação de Tombini para o BC?
[Vejo] sinais de que se vai fazer um ajuste fiscal que precisa ser feito. E sinais claríssimos de que o BC vai continuar trabalhando nesse modelo, em que o governo escolhe a meta e o BC corre atrás. A escolha do Tombini foi extremamente feliz.

O sr. trabalhou com ele no BC. Como ele é no dia a dia?
Ele teve uma participação importante na operação inicial do sistema de metas de inflação. É um profissional de mão-cheia, que defende e argumenta com firmeza, mas é uma pessoa de fino trato. É uma combinação boa para trabalhar: tem uma posição crítica, mas é construtivo.

Desde o seu mandato, o BC tem uma reputação inabalável de guardião da moeda e de supervisor do sistema financeiro. O que o sr. acha da cobrança ao BC por não ter percebido antes os problemas no PanAmericano?
O BC tem um trabalho de acompanhamento muito bom, mas sempre existe o risco de alguma coisa como essa acontecer. O BC tenta amenizar, mas, estatisticamente, é difícil pegar uma fraude.

Qual será o legado de Henrique Meirelles à frente do BC?
Ele deixa um legado de grande coragem, de ficar firme perseguindo o objetivo social mais importante do BC, que é manter a inflação baixa. E fazer isso de maneira transparente, absolutamente consistente ao longo de oito anos. É um feito. Meirelles merece parabéns e uma homenagem por muitos anos.

Como o BC deve se relacionar com o câmbio?
O câmbio é uma questão relevante. Acho pertinente pensar nisso e tentar zelar para que não haja nenhum excesso não sustentável.
Ninguém sabe com certeza qual é o nível certo do câmbio. O que precisa ser corrigido -e que seria a resposta- seria a taxa de juros.
O país precisa construir condições institucionais para [o juro real] cair de 6% para 3%. Seria um santo remédio para muita coisa, inclusive para o câmbio. É irresistível para um investidor global olhar para o Brasil, um país que vai bem e que paga 11% de juros. É irresistível.

O sr. chegou subindo juros, como Meirelles. Isso é um bom presságio para iniciar um mandato no BC?
O BC vai ter de enfrentar várias dessas situações. Penso que ele vai fazer um diagnóstico e tomar as providências que serão necessárias e com a convicção de que isso é bom. No longo prazo, esse é o caminho para ter juros mais baixos, mais longos e com menos incerteza.

Fonte: Folha de S. Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece
Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024