Governadora do RS nomeia primeiro presidente eleito do Irga

Publicado em 08/12/2010 07:21
A governadora Yeda Crusius assinou, na tarde desta terça-feira (07-12), a nomeação de Maurício Miguel Fischer, primeiro presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) eleito por representantes da cadeia produtiva. Fischer presidia a instituição, desde 2006, como cargo de confiança do Governo. A chefe do Executivo parabenizou o setor e desejou muito sucesso. "Hoje é um dia muito importante. É um momento histórico para rizicultura do Estado e para o Irga, atendendo uma reivindicação dos produtores que existe há mais de 20 anos", salientou.

Entre as propostas de sua gestão, Fischer pretender dar continuidade a ações como o Programa Renda, que tem como objetivo aumentar a rentabilidade do produtor gaúcho. Para os próximos dois anos, o presidente eleito quer fortalecer a Fundação Irga e as regionalizações do Conselho Deliberativo, além de planejar um aumento nos investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia. "Vamos seguir projetos em andamento, como as construções da nova sede do Irga, em Porto Alegre, e do vertedouro da Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul."

Em outubro, a governadora sancionou a lei, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que altera o estatuto do Irga, em vigor desde 1948. A norma modifica a forma de escolha do presidente da instituição que passa a ser feita por meio de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo e, posteriormente, encaminhada a chefe do Executivo gaúcho. A tarefa de escolha cabe ao Conselho Deliberativo, formado por 72 produtores de todas as regiões, e que é eleito pelos 18 mil arrozeiros gaúchos.

Histórico

Natural de Rio Pardo, Maurício Fischer possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Mecanização Agrícola pela mesma instituição. Iniciou sua carreira no Irga em 1980, no Centro de Treinamento de Mão-de-obra Rural. Em 1995, foi o gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz, localizada em Cachoeirinha.

Já em 2004, assumiu a diretoria técnica até tornar-se presidente da Instituição, em 2006. Fischer é também presidente do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (FLAR) e do Conselho de Administração da Fundação Irga.

Fonte: Governo do Estado do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli