Agricultores investem no sorgo como cultura de inverno em GO

Publicado em 18/05/2011 08:54
Decisão virou motivo de comemoração, lavouras estão agradando. Estimativa é de produção bem maior em 2011.
O município de Jataí foi por vários anos o maior produtor de sorgo do país. Em 2007 chegou a mais de 65 mil toneladas, este ano deve atingir um novo recorde.

A área plantada na safrinha dobrou em comparação à cultivada em 2010. São 30 mil hectares de lavoura, a produção estimada é de 90 mil toneladas do grão.

Vitor Gaiardo é um dos agricultores que investiram mais nesta safrinha. Em 2010 ele cultivou apenas 180 hectares. Agora aumentou em mais de 300% a área plantada.

O agricultor está satisfeito com a lavoura. O clima está ajudando e o valor do sorgo no mercado este ano deve ser bem melhor que o preço da última safra. A expectativa é colher cerca de 50 sacas por hectare, mas o produtor não vai vender os grãos durante a safra. Quer esperar o melhor momento de mercado. “Hoje nós temos unidade própria de armazenamento na fazenda e eu acho que segurar um pouco até meados de setembro, início de outubro, com certeza vai sair da pressão de colheita e a gente espera um resultado financeiro melhor”.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha quase estável após semana agitada; Petrobras cai
Aprosoja-GO, Faeg e deputada federal Marussa Boldrin pedem melhorias nas fiscalizações do Crea-GO
Aprosoja-MT envia representantes ao Rio Grande do Sul para prestar solidariedade
CNA participa de lançamento da Comissão Estadual das Mulheres do Agro de Tocantins
Agro e Prosa Episódio 744 - Apagão de mão de obra ameaça crescimento da IATF no Brasil