Conab lança portal da transparência dos estoques públicos

Publicado em 25/08/2011 15:14
A Conab lançou nesta quinta-feira (25), no site, o Portal da Transparência da Gestão dos Estoques Públicos. Trata-se de um Sistema de Informação Gerencial (SiG) que permite o acesso do público a informações atualizadas, relacionadas ao movimento de aquisição, remoção, venda e doação dos estoques, além de eventuais perdas e desvios.

Entre as consultas, estão as operações dos estoques públicos de produtos agropecuários amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), assim como os estoques estratégicos de apoio aos programas sociais Aquisição do Governo Federal (AGF), Contrato de Opção de Venda, compra de produtos para atendimento a programas sociais e outros.
O SiG também facilita o acesso às operações realizadas na Agricultura Familiar, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A consulta pode ser realizada pelo nome, CNPJ/CPF e Inscrição Estadual do produtor rural, cooperativas e demais agentes econômicos como adquirente, beneficiário, fornecedor, consumidor, entre outros.

Os dados são relativos a janeiro de 2011 em diante, com base nas notas fiscais lançadas pela Companhia na gestão dos estoques públicos. Segundo a Superintendência de Gestão da Tecnologia da Informação, “o portal vai ao encontro do princípio da transparência, pautado na política de melhoria contínua da gestão pública a serviço do cidadão e da sociedade em geral”.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF mantém regras de isenção fiscal para defensivos agrícolas
Sistema FAEP critica redução dos benefícios tributário, financeiro e de crédito
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam 12,6 milhões de toneladas em outubro
Agricultura conservacionista ganha escala com o Programa AISA e redesenha a relação entre solo, água, agropecuária e geração hidrelétrica no Brasil
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e ampliação em Nova Mutum, somando R$ 3,48 bilhões em investimentos no estado
Aprosoja Brasil repudia redução das isenções tributárias para o setor