Algodão: Plantio em MT está limitado por conta das chuvas. Na Bahia, processo está quase concluído

Publicado em 19/01/2012 08:05
O plantio do algodão brasileiro está enfrentando duas realidades no sdois maiores estados produtores do Brasil: na Bahia, está praticamente concluído e no Mato Grosso, os trabalhos estão sendo limitados por conta do excesso de chuvas. As informações são da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).

Os produtores baianos já concluíram a semeadura em 98% da área prevista em 418 mil hectares para a safra 2011/12. Já no Mato Grosso, o plantio já está feito em 63% dos 724 mil hectares estimados para essa temporada.

"Em Mato Grosso, a chuva requer atenção, mas na Bahia a safra vai muito bem e os produtores estão bem animados", disse Márcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa.

O atraso no Mato Grosso, de acordo com o Imea (Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária), é reflexo das precipitações excessivas, que também comprometem o avanço da colheita da soja no estado. E para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas.

Daniel Latorraca, gestor do Imea, afirma que por conta disso, os cotonicultores monitoram de perto as chuvas especialmente para a segunda safra da pluma. O atraso do plantio da segunda safra, que representa cerca de metade do total plantado em Mato Grosso, por enquanto não é visto como um problema, segundo o gestor.

Com informações da Reuters.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Algodão/Cepea: Preços seguem praticamente estáveis neste final de ano
Algodão/Cepea: Liquidez diminui no spot
Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige manejo precoce
Safra de algodão caminha para redução de área e possível recorde nas exportações
Abapa concluiu reuniões do seu Abapa Conecta em 2025, intensificando a batalha contra o “bicudo”
Algodão/Cepea: Preços domésticos oscilam; exportações podem atingir novo recorde