Bolsa de Rosario propõe aumento da porcentagem do biodiesel no diesel argentino para 20%

Publicado em 12/06/2018 10:40

A Bolsa de Comércio de Rosario (BCR) propôs aumentar o uso de biodiesel no diesel argentino. Atualmente, a porcentageme stá em 10%, mas o plano da BCR é elevar essa porcentagem para 15% e, posteriormente, 20%. Com este nível, "as fábricas conservariam seu nível de produção e postos de emprego".

As argumentações são baseadas no aumento do atual ritmo de produção e na conservação dos quase 2 mil postos de trabalho que gera essa indústria, tendo em conta o recente fechamento do mercado norte-americano (para onde era destinada a maior parte das exportações) e uma possível decisão similar por parte do europeu (para onde estão destinadas a maior quantidade de biocombustível).

A BCR expôs que a decente decisão governamental de aumentar a taxa dos direitos de exportação (de 8% para 15%) fez com que o produtor perdesse não apenas dinheiro, mas também interesse. A possibilidade de abastecer o mercado interno, assim, poderia trazer novos horizontes comerciais.

A indústria do biodiesel, atualmente, possui uma capacidade ociosa por volta de 50%, o que a entidade classificou como um "nível altíssimo". No ano passado, a capacidade de ocupação fabril foi de 65%.

O Governo argentino ainda deve avaliar a proposta.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025