Leilão de biodiesel da ANP negocia 1,3 bi de litros e movimenta R$ 6,15 bi

Publicado em 25/02/2021 17:56

SÃO PAULO (Reuters) - O 78° leilão de biodiesel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) negociou cerca de 1,3 bilhão de litros, em volume que visa atender às demandas de março e abril, informou a reguladora nesta quinta-feira.

A partir de 1º de março, a mistura obrigatória de biodiesel no diesel no Brasil passará a ser de 13%, ante 12% atualmente.

O certame apurou preço médio de 4,708 reais por litro do biocombustível, sem considerar a margem da adquirente, o que levou a uma movimentação de 6,15 bilhões de reais, de acordo com comunicado da ANP.

O valor médio pago pelo litro do biocombustível avançou 6,4% em relação ao 77º leilão da ANP, realizado no final de dezembro para as demandas de janeiro e fevereiro. Mas o certame anterior comercializou um volume menor.

O valor final do novo pregão, acrescentou a ANP, reflete deságio médio de 20,71% em relação à média ponderada dos preços máximos de referência regionais, de 5,939 reais por litro.

A apresentação de ofertas pelas usinas apontou disponibilização de um volume total de 1,5 bilhão de litros de biodiesel.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025