Diretoria da ANP aprova especificações do diesel verde

Publicado em 14/05/2021 09:40

A Diretoria Colegiada da ANP aprovou hoje (13/5) a resolução que trata da especificação do diesel verde, um novo biocombustível a ser comercializado em território nacional. Trata-se de combustível renovável para motores a combustão de ciclo diesel, produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, etanol e outras biomassas. 

A publicação da resolução é resultado da realização, pela ANP, de análise do impacto regulatório trazido pela inserção desse novo biocombustível no mercado brasileiro, bem como de estudos das especificações internacionais. Durante a fase de Consulta Pública, a ANP recebeu 242 sugestões e comentários referentes à minuta original. A Audiência Pública ocorreu de forma virtual no dia 17 de setembro de 2020 e teve caráter histórico, com aproximadamente oito horas de duração e considerável participação social, o que mostra a significativa complexidade e relevância do tema.  

O regulamento aprovado está em linha com a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), de que trata a Lei nº 13.576, de 26/12/2017, que visa à expansão do uso de biocombustíveis na matriz energética brasileira, com vistas à segurança energética, previsibilidade para a participação competitiva dos diversos biocombustíveis no mercado nacional e mitigação das emissões dos gases geradores do efeito estufa. Ademais, embora ainda não haja produção nacional, a publicação permite que o Brasil possa fazer parte do rol de produtores internacionais de combustíveis avançados, tais como EUA, Itália, Finlândia, Singapura, Suécia, Espanha, China e França. No Brasil, a regulamentação do diesel verde poderá viabilizar também a produção e comercialização do bioquerosene de aviação, já regulamentado pela Resolução ANP nº 778, de 2019, uma vez que a produção de biocombustíveis no contexto de biorrefinaria gera diferentes bioprodutos em um mesmo processo. 

A publicação da especificação se constitui no primeiro passo na introdução do diesel verde no Brasil. 

Fonte: ANP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxa de mistura de 50% de biodiesel entra em vigor na Indonésia
Produção de etanol de cereais deve alcançar 10 bilhões de litros e inaugura nova fase da bioenergia brasileira
Chuvas sustentam preços do etanol nas usinas de SP, diz Cepea
Governo adia reunião do CNPE que discutiria aumento da mistura de etanol na gasolina
Governo confirma E32 e amplia mistura de etanol na gasolina a partir de quarta-feira
Maior competitividade do etanol hidratado mantém mercado aquecido no Centro-Sul