Demanda por diesel no 3º trimestre de 2021 deve ultrapassar níveis de 2019

Publicado em 14/07/2021 16:21
A S&P Global Platts Analytics projeta que a demanda deve ficar acima em cerca de 15 mil barris por dia; agricultura e transporte são os setores que influenciarão o aumento

A demanda por diesel no Brasil no 3º trimestre de 2021 deve superar os níveis registrados no mesmo período de 2019, ano pré-pandemia. É o que aponta o Relatório de Previsão do Mercado de Petróleo da S&P Global Platts Analytics para a América Latina. A demanda deve alcançar o patamar de 1,1 milhão de barris por dia, 15 mil barris a mais do que em 2019. 

O relatório mostra que o apoio dos setores de agricultura e transporte, as fortes vendas no varejo e o desempenho econômico melhor do que o previsto são fatores que devem influenciar o aumento da demanda por diesel no curto prazo. Porém, infecções por COVID-19, tensões políticas e a seca em curso são pontos de atenção que podem interferir nas projeções. 

Gasolina e etanol 

O relatório da S&P Global Platts Analytics, principal fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia, também aponta que a demanda por gasolina e etanol no terceiro trimestre de 2021 deve crescer no Brasil, chegando a 885 mil barris por dia, cerca de 15 mil barris por dia a mais em relação ao mesmo período de 2020. Apesar do aumento, a demanda ainda deve ser 60 mil barris por dia menor do que o registrado no mesmo período de 2019. 

Fonte: S&P Global Platts

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025