Platts lança avaliação de preço de biodiesel brasileiro DAP Paulínia

Publicado em 04/11/2021 16:31

A S&P Global Platts lançou uma avaliação de preços de biodiesel brasileiro DAP (entregue no local) em Paulínia, em vigor em 3 de novembro de 2021.

De acordo com a Platts, o lançamento oferece transparência ao mercado brasileiro de biodiesel durante a transição de um modelo de leilão mandatório para um mercado baseado em negociações spot e contratos a termo, e compõe a cobertura global da Platts para o mercado de biodiesel.

A avaliação reflete o biodiesel especificação padrão ANP, considerando a sazonalidade da especificação do ponto de entupimento do filtro a frio, CFPP. A avaliação considera o produto DAP Paulínia, estado de São Paulo. A avaliação reflete transações para volumes entre 100 e 250 metros cúbicos. Outros volumes podem ser considerados e normalizados para a faixa de volume padrão.

O mercado de biodiesel deve oficialmente migrar para um novo modelo de comercialização baseado em negociações spot e contratos a termo substituindo os leilões efetivamente em 3 de janeiro de 2022, de acordo com a Resolução No. 14 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Consequentemente, de 3 de novembro a 30 de dezembro de 2021, a Platts irá considerar indicações de compra, indicações de venda e transações para o biodiesel entregue em janeiro de 2022, e a partir de 3 de janeiro, a avaliação refletirá o biodiesel entregue entre 1 a 7 dias após a data de publicação.

A Platts considera as indicações de compra/venda e as transações com pagamento em até 10 dias da entrega. A avaliação é publicada em Real/m³ e US$/mt diariamente, refletindo o valor às 16:30 no horário de São Paulo.

Na ausência de indicações de compra, indicações de venda, transações ou valores de mercado, a Platts irá considerar as variações da principal matéria-prima, incluindo a avaliação Platts do óleo de soja FOB Paranaguá (SYOBA00).

Fonte: S&P Global Platts

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025