Alta do etanol hidratado na usina perde força, mostra Cepea; anidro avança 2,1%

Publicado em 24/10/2022 16:52

(Reuters) – O movimento altista nos preços do etanol hidratado no Estado de São Paulo perdeu força na última semana, segundo o Indicador Cepea/Esalq, enquanto o do anidro (adicionado à gasolina) se manteve persistente, com poucos volumes comercializados.

O hidratado fechou a semana a 2,7211 reais o litro (sem ICMS e PIS/Cofins), avanço de 0,04% ante a anterior, com poucos negócios fechados por distribuidoras, que continuam recorrendo aos estoques.

Já o anidro ficou 2,1% mais caro na comparação semanal, encerrando a 3,1056 reais o litro. O suporte também veio da postura firme do vendedor, em meio a um cenário de chuvas em parte das regiões produtoras e de incertezas relacionadas à chegada do final da safra e às eleições presidenciais, cujo segundo turno acontece no próximo domingo.

Em análise, o Cepea afirmou nesta segunda-feira que em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro foi 9,3% maior que o do hidratado em São Paulo na última semana.

Com 27% da composição na gasolina, o anidro vem contribuindo para a alta do combustível nas bombas e tende a manter esse protagonismo nas próximas semanas, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

Na segunda e terceira semanas de outubro, os preços da gasolina comum nos postos do Brasil subiram 1,5% e 0,4%, respectivamente, segundo levantamento da reguladora ANP, interrompendo uma sequência de reduções desde junho.

Segundo o Cepea, entre os Estados produtores a relação entre os preços do etanol hidratado e da gasolina ficou abaixo de 70% somente em Goiás (69,6%) e Mato Grosso (63,9%) na última semana (dados da ANP), ficando acima em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para motoristas, é mais vantajoso abastecer com etanol hidratado quando o preço está abaixo da proporção de 70% em relação à gasolina.

 

(Por Rafaella Barros)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025