Embrapa: 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano começa na próxima terça-feira em Foz do Iguaçu-PR

Publicado em 17/04/2023 12:25

Com 12 horas de debates em 11 painéis, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece de terça à quinta-feira da próxima semana (18 a 20 de abril) no Golden Park Internacional Foz & Convenções em Foz do Iguaçu-PR. Além das palestras, a programação tem espaço de negócios, visitas técnicas, reuniões setoriais e eventos paralelos. Segundo os organizadores, o evento terá a participação de 650 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do biogás. As inscrições já estão encerradas.

A programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil. No dia 18, a analista da Embrapa Suínos e Aves Fabiane Goldschmidt Antes palestra sobre “Estratégias de codigestão e pré-tratamento de resíduos agroindustriais para aumentar a produção de biogás” no painel “Tecnologias e oportunidades do pré-tratamento e codigestão de substratos”. Na quarta-feira, 19, o pesquisador Airton Kunz modera o painel “Valorização do digestato: demandas e oportunidades da cadeia de fertilizantes” e palestra sobre “Economia Circular e Biogás na Suinocultura: Há alguma relação?” no painel “Casos de biogás na pecuária no Sul do Brasil”. A programação completa está disponível em biogasebiometano.com.br/programação. A Embrapa Suínos e Aves também estará presente com seu estande institucional.

O Fórum proporciona a aproximação de diferentes públicos com interesse na cadeia do biogás. “Temos observado pelas edições anuais que o Fórum tem se consolidado como um dos principais eventos na área em que o ecossistema e a cadeia do biogás e biometano se encontram, criando uma extraordinária oportunidade de networking”, ressalta o pesquisador Airton Kunz. “E isso pode ser constatado pela grande interação dos profissionais que atuam na área, compartilhando experiências e gerando oportunidades de negócio”, diz.

Para o último dia do evento, foram organizados cinco roteiros para visitas técnicas em plantas de biogás e biometano instaladas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu-PR, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul-RS, e pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia-SC. A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Site da Rede BiogásFert – A Embrapa mantém em seu portal na internet o site especial da Rede BiogásFert, do projeto "Tecnologias para produção e uso de biogás e fertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do Plano ABC". O site tem informações sobre biogás, fertilizantes, emissões de gases de efeito estufa, inteligência territorial, comunicação e transferência de tecnologia, publicações e a calculadora BiogásFORT, desenvolvida para auxiliar na elaboração de estimativas e cenários de potencial de produção de biogás e disponibilidade de nutrientes a partir dos dejetos de suínos criados em diferentes sistemas de confinamento. O endereço é embrapa.br/suinos-e-aves/biogasfert.

Panorama do biogás – O último levantamento realizado pelo CIBiogás (Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil), com dados que integram o BiogásMap, refere-se ao ano de 2021. A entidade prepara um novo levantamento, que deverá ser divulgado durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Segundo a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, em 2021 houve um aumento de 16% no número de plantas em operação e 10% no volume de biogás produzido, em comparação ao ano anterior (2020). O BiogásMap mostra 811 plantas de biogás no Brasil, sendo 755 em operação, cadastradas no ano de 2021. Os estados que mais cresceram no número de plantas foram Santa Catarina e Goiás. Os estados que contaram com o maior número de plantas de biogás, em operação, em 2021 foram: Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.

O potencial que o Brasil poderia produzir de biogás chegaria a 84,6 bilhões de Nm³, em relação aos 2,3 bilhões de Nm³ produzidos atualmente.

Em 2021, o setor agropecuário foi responsável por 80% das plantas de biogás em operação no país, enquanto os setores industrial e de saneamento contribuíram em 11% e 9%, respectivamente. Quanto ao volume de biogás, o setor de saneamento foi responsável por 74% do total produzido, seguido pelos industrial (16%) e agropecuário (10%).

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANP retoma mistura maior de biocombustíveis na maior do parte do RS após pedido do setor
ANP retoma mistura maior de biocombustíveis na maior do parte do RS, cita melhora na oferta
Preço do diesel mantém estabilidade em abril no Brasil, aponta Edenred Ticket Log
Para etanol de milho avançar ainda mais, é preciso ter estratégia de armazenagem
Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol