Novozymes promove eventos para discutir perspectivas das crescentes indústrias de biocombustíveis e óleos vegetais

Publicado em 25/09/2023 16:58
A 9ª edição do TECO Latin America e a 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV) reunirão especialistas dos setores nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo

O atual cenário e as perspectivas para as indústrias de biocombustíveis e óleo vegetal serão temas de dois eventos que acontecem nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo, promovidos pela Novozymes, empresa dinamarquesa líder em biossoluções. A 9ª edição do TECO Latin America e a 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV) reunirão os mais importantes representantes desses setores, incluindo produtores, investidores, associações e provedores de tecnologia, para apresentar e discutir as principais tendências das indústrias. 

O TECO Latin America é o principal evento do setor de etanol de milho da América Latina, e nesta edição abordará temas como os caminhos da transição energética na região, as perspectivas das biorrefinarias na América Latina e os impactos da macroeconomia no setor, além de trazer discussões focadas na operação, desempenho e tendências da indústria. 

“Desde 2015, o TECO apoia as empresas de etanol de milho na tomada de decisões estratégicas gerando um ambiente para novas ideias e trocas de experiências. Nosso objetivo é reunir importantes players e disponibilizar análises de alta qualidade sobre o cenário atual desse setor em constante evolução, estimulando, assim, um debate amplo e o crescimento da indústria”, afirma Fabricio Rocha Leal, diretor do negócio de bioenergia da Novozymes na América Latina.

Em paralelo, no dia 5, especialistas e profissionais da indústria de óleos vegetais se encontrarão na 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV), um dos principais eventos do segmento. Durante o encontro serão discutidas as perspectivas e tendências do setor de óleos vegetais no Brasil, a utilização de matérias-primas renováveis e as contribuições da biotecnologia para aumentar o rendimento das indústrias do segmento. 

“O ENOV é uma oportunidade para reunir influentes atores da indústria de óleos vegetais, com o objetivo de discutir como aprimorar e otimizar processos e soluções. Nosso foco é impulsionar a produtividade e a lucratividade das empresas nesse setor. Além disso, esse encontro oferece um ambiente propício para troca de experiências e aprendizados”, afirma Alexandre Braz, gerente do negócio de Óleos e Gorduras da Novozymes na América Latina.

A Novozymes, organizadora de ambos os eventos, é uma empresa dinamarquesa líder no segmento de biossoluções, como enzimas e microrganismos. A multinacional atua em 140 países e mais de 30 indústrias, entre elas na produção de etanol de milho e no processamento de óleos vegetais, na produção de biodiesel, na degomagem e refino de óleos, na produção de margarinas e gorduras e na oleoquímica. 

Veja abaixo a agenda completa dos eventos.

Cenário

A produção de etanol de milho está em expansão na região, e principalmente no Brasil. Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) o Brasil deverá produzir 6 bilhões de litros na safra 2023/24, uma alta de 36,7% em relação ao ciclo 2022/23. Entre os principais fatores para o aumento da capacidade produtiva estão a incorporação de tecnologia nas unidades já em operação, a ampliação de algumas indústrias e a inauguração de novas unidades.

Já o setor de óleos vegetais será responsável pelo processamento de 53 milhões de toneladas de soja em 2023, segundo a última estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). De acordo com a instituição, o setor de processamento de soja está experimentando um crescimento significativo na atividade. Isso se deve principalmente ao aumento na procura por farelo de soja e à crescente demanda por óleo de soja por parte das usinas de biodiesel. Essa demanda adicional pelo óleo de soja ocorreu após a confirmação pelo governo brasileiro de um aumento na mistura obrigatória de biodiesel, passando de 10% para 12% em abril deste ano. 

AGENDA DOS EVENTOS
TECO Latin America
Data: 04 de outubro, das 13h às 19h, e 05 de outubro de 2023, das 8h às 16h10
Local: Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 - Itaim Bibi, São Paulo (SP)

Dia 1 – 04 de outubro, das 13h às 19h.
Palestra: Cenário Macroeconômico - Marilia Fontes, Sócia-fundadora da Nord Research, e Guilherme Nolasco, Presidente Executivo da UNEM.
Painel 01: Panorama e Perspectivas das Biorrefinarias na América Latina - Participação de: Rafael Piacenza, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Novozymes; Paulo Trucco, Diretor Comercial da FS; e Clayton Melo, Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Argus Media.
Painel 02: Caminhos da Transição Energética - Participação de: Mateus Lopes, Diretor global de Transição Energética da Raízen; Erasmo Battistella, CEO da Be8; e Daniel Sarmento, Gerente comercial da Inpasa.
Palestra de encerramento: Ciclo de Vida de um Projeto de Biorrefinaria à Base de Milho - por Daniel Yamada, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da ICM.

Dia 02 – 05 de outubro, das 8h às 16h10.
Painel 01: Maximizando os Resultados da Fermentação    - Participação de: Ethan Campbell, Líder da Engenharia de Processos da Katzen; Fabrício Barros, Especialista em Tecnologia Industrial da Novozymes; e Felipe Rover, Gerente de Contas da Siemens.
Painel 02: Excelência Operacional - Participação de: Caroline Lindemann, Gerente Corporativa de Processos da FS; Daniel Ruschel, Especialista Sênior de Desenvolvimento de Negócios da ICM; e Walter Maccheroni, Gestor de Inovação da São Martinho.
Painel 03: Resiliência Financeira Através da Diversificação de Receitas - Participação de: Joseph W. Ward, Nutricionista Sênior da FluidQuip Technologies; Vanessa Scholl, Especialista em Tecnologia Industrial da Novozymes; e Lincoln Neves, Gerente de Vendas Nacionais da Flottweg.
Apresentação especial de encerramento: Posicionando o Brasil como Líder Global em Sustentabilidade na Agroindústria - Celso Moretti, Pesquisador e ex-Presidente da Embrapa.

Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV)
Data: 05 de outubro de 2023, das 8h às 18h
Local: Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 - Itaim Bibi, São Paulo (SP)
Degomagem Sequencial com enzimas - Maximizando os ganhos na produção de óleo de soja - Ismael Machado, Gerente de produção na Bianchini.
Perspectivas do mercado de óleos vegetais no Brasil - Daniel Furlan Amaral, Diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE.
Matérias Primas Renováveis para HVO e SAF - Clayton Melo, VP Desenvolvimento de Negócios da Argus Media.
A experiência da Novozymes-US no pré -tratamento de matérias primas na produção de HVO - Renan Marangoni,Especialista em Tecnologia da Indústria Óleos e Gorduras da Novozymes.
CNAE - Neutralização Química assistida por enzimas - experiência em escala industrial na Bunge - Claudinei Berti, Gerente de Operações Industriais.
Solução enzimática com Eversa - aumento da elegibilidade no RenovaBio (para geração de CBIOS) - Marília Matiolli, Diretora da Green Domus.

Fonte: Novozymes

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANP retoma mistura maior de biocombustíveis na maior do parte do RS após pedido do setor
ANP retoma mistura maior de biocombustíveis na maior do parte do RS, cita melhora na oferta
Preço do diesel mantém estabilidade em abril no Brasil, aponta Edenred Ticket Log
Para etanol de milho avançar ainda mais, é preciso ter estratégia de armazenagem
Política de preços da Petrobras projeta redução superior a R$ 10 bilhões na receita dos produtores de etanol