‘Nova Indústria Nacional’ deverá estimular produção de biocombustíveis, diz Unem

Publicado em 23/01/2024 10:27

A União Nacional do Etanol de Milho (Unem), que representa a cadeia produtiva do bioetanol de milho e cereais, está otimista com o anúncio de investimentos para fomentar o desenvolvimento da indústria nacional com foco na sustentabilidade e no estímulo à bioeconomia e transição energética.

De acordo com o plano Nova Indústria Nacional, haverá duas iniciativas que contemplam o setor de bioetanol. Estão previstos:

  • R$ 19,3 bilhões para ampliação das exigências de sustentabilidade de automóveis e para a produção de novas tecnologias de mobilidade
  • Elevação da mistura do etanol à gasolina de 27,5% para 30%

Os investimentos terão como meta, neste segmento, reduzir em 30% a emissão de CO2 por valor adicionado do PIB (Produto Interno Bruto) da indústria, ampliando em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes e aumentando o uso tecnológico e sustentável da biodiversidade pela indústria em 1% ao ano.

A Unem destaca como ação fundamental dentro do plano Nova Indústria Nacional a aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei (PL)  4516/2023, chamado Combustível do Futuro, que estabelece uma série de iniciativas para promoção da transição energética e redução das emissões de gases de efeito estufa com base nos combustíveis renováveis.

De acordo com o presidente-executivo da Unem, Guilherme Nolasco, o Brasil possui toda uma cadeia de valor vocacionada para produção de biocombustíveis a partir da biomassa, como cana-de-açúcar, e de grãos cultivados na segunda safra de áreas já consolidadas e sem competir com a produção de alimentos.

“As políticas públicas são fundamentais para que o Brasil se torne um protagonista mundial na corrida pela descarbonização, sobretudo da mobilidade. Temos matéria-prima e tecnologia para aumentar a produção sem que seja necessário a abertura de novas áreas. Além disso, a indústria do bioetanol de milho e cerais agrega valor aos excedentes exportáveis, gerando renda e desenvolvimento no campo e nas cidades”, destaca Guilherme Nolasco.

Atualmente, o Brasil possui 22 indústrias de etanol de milho e cereais em operação e cerca de dez projetos com autorização para construção. Na atual safra, que se encerra em abril, serão disponibilizados 6,02 bilhões de litros de etanol de milho, o que representa 17% do total de etanol produzido no país.

Fonte: UNEM

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025