Mistura de 14% de biodiesel no diesel começa a valer a partir desta sexta-feira (1º) no país

Publicado em 01/03/2024 07:30
Medida atende uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de dezembro do ano passado. Em março de 2025, mistura vai a 15%

Começa a valer nesta sexta-feira (1º) o aumento do percentual da mistura de biodiesel no diesel vendido para o consumidor final no Brasil, de 12% para 14%. Em 2025, a expectativa é que a mistura chegue a 15%, atendendo uma demanda dos produtores de biocombustíveis.

A medida atende uma decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de dezembro do ano passado, que aprovou a antecipação do cronograma da mistura de biodiesel no país.

Em nota, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que a ação do CNPE e sua efetivação a partir de agora é importante para o processo de descarbonização de um dos setores mais essenciais para o Brasil: o transporte de cargas rodoviário.

"A ampliação da mistura foi definida na primeira reunião do CNPE, logo no início da gestão do presidente Lula. Com isso, fortalecemos não só o nosso agronegócio, mas a agricultura familiar, combatendo as desigualdades e respeitando as vocações regionais. Prova disso é o decreto de reformulação do Selo Biocombustível Social, que editamos recentemente, fazendo com que toda a cadeia produtiva se desenvolva, desde o pequeno cooperado que tem a sua plantação até a grande usina produtora de biodiesel", detalhou Silveira.

O governo estima que o crescimento da demanda por biodiesel gere cerca de 14 mil empregos já em 2024 no país, além do ganho em segurança energética nacional ao evitar a importação de 2 bilhões de litros de diesel A. O setor calcula que o B14, a partir deste mês, demandará quase 9 bilhões de litros do biocombustível e, em 2025, com mistura de 15%, ultrapassará os 10 bilhões.

Estima-se ainda que essa medida possa reduzir os gastos com importação do derivado fóssil em R$ 7,2 bilhões, além de reduzir a capacidade ociosa das usinas instaladas. O aumento da demanda de matéria-prima, sobretudo da soja, será de 6 milhões de toneladas do grão até 2025, quando será adotado o B15.

Por: Jhonatas Simião | Instagram @jhonatassimiao
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com foco em biocombustíveis, seminário aponta caminhos para a substituição gradual do petróleo
Mistura de 16% de biodiesel no diesel pode demandar 3 milhões de toneladas de soja
Brasil e México avançam na agenda estratégica de biocombustíveis e reforçam parceria energética
Comissão especial da Câmara debate papel dos biocombustíveis na transição energética
Etanol/Cepea: Baixa demanda limita liquidez, e Indicador recua
EUA: produção de etanol avança para 1,118 milhão de bdp na última semana