ANP publicará lista de inadimplentes no Renovabio; comercialização com agentes será vedada

Publicado em 26/06/2025 18:07 e atualizado em 26/06/2025 18:56

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu nesta quinta-feira publicar lista com distribuidoras em inadimplência com o programa federal RenovaBio, e informou que o fornecimento de combustíveis aos agentes elencados ficará vedado, sob pena de multa.

A lista será publicada em página específica dentro da área do site da ANP sobre o RenovaBio, em data a ser divulgada em breve pela agência. Nela, constará a relação dos distribuidores ainda inadimplentes com a meta individual de descarbonização e que, por isso, tenham sido sancionados pela ANP.

"Essa iniciativa visa reforçar a efetividade da Política Nacional de Biocombustíveis, promover a isonomia entre os agentes do setor e contribuir para o cumprimento das metas de redução de emissões de gases de efeito estufa no Brasil", disse a ANP em nota.

"O agente regulado que infringir a vedação de comercialização com distribuidor incluído na lista estará sujeito à aplicação de multa, que poderá variar entre R$100 mil e R$500 milhões."

A reguladora explicou ainda que o distribuidor inadimplente que comprovar o cumprimento integral de sua meta poderá solicitar à agência, por email, a retirada de seu nome da lista, conforme previsto na legislação.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025