ANP autoriza Copersucar a participar do RenovaBio como importador de etanol dos EUA

Publicado em 21/08/2025 18:33

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou certificado para a Copersucar participar, dentro do programa RenovaBio, como importador de etanol anidro produzido pela empresa Plymouth Energy LLC, de Iowa, nos Estados Unidos.

Segundo nota da autarquia publicada nesta quinta-feira, o certificado é o primeiro para um importador de biocombustível participar do RenovaBio, programa que permite a venda de créditos de descarbonização emitidos por produtores de combustíveis renováveis.

A exclusão até então do etanol importado do programa RenovaBio havia sido motivo no passado de protestos de parlamentares dos EUA.

O certificado foi conferido à Copersucar, em 19 de agosto, segundo a nota.

"Com isso, pela primeira vez, um biocombustível importado -- neste caso, etanol anidro dos Estados Unidos -- poderá gerar emissão de créditos de descarbonização (CBIOs)", disse a agência.

A Copersucar, líder global em açúcar e etanol, atua nos EUA por meio de sua controlada Eco-Energy. Na safra 2024/25, a empresa aumentou a comercialização do biocombustível a partir do país da América do Norte em 23,4%, para 9,5 bilhões de litros.

A certificação se refere à rota E1GMI do RenovaBio, que significa "etanol combustível importado de primeira geração produzido a partir de milho".

A participação de importadores no programa, segundo a ANP, amplia a oferta de CBios e de etanol, em complemento à produção de etanol nacional.

A ANP destacou que a certificação para importadores estava prevista na regulamentação da agência desde 2018, mas este foi o primeiro caso recebido pela autarquia, por meio de comunicado de contratação da certificação em janeiro de 2025.

Uma firma inspetora para a certificação entregou relatório final do processo à ANP em 31 de março.

(Por Marta Nogueira e Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025