Expansão do etanol de milho abre janela de oportunidades para consumo no Brasil

Publicado em 31/10/2025 08:23

O etanol brasileiro vive uma nova fase de expansão após um longo período de estabilidade na produção de cana-de-açúcar. Nos últimos anos, o setor tem passado por uma transformação estrutural à medida que a cana direciona uma fatia maior de sua produção para o açúcar e o combustível renovável de milho cresce no cenário dos combustíveis de baixo carbono. Neste contexto, especialistas alertam para um desafio imediato: encontrar caminhos para absorver o crescente volume de etanol no mercado interno.

Este é o tema central da 17ª edição da série de lives “Conexão SCA Brasil”, no dia 3 de novembro, ao vivo pelo YouTube e LinkedIn. Com participação do CEO da SCA Brasil, Martinho Seiiti Ono, o programa terá como convidado especial o presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (UNEM)Guilherme Nolasco.

A conversa abordará desafios e oportunidades em termos de demanda e consumo de etanol, estratégias para manter a rentabilidade dos produtores, além de iniciativas para ampliar o uso do etanol na frota flex, fortalecendo a competitividade do hidratado em diferentes regiões do Brasil.

Atualmente, seis estados — São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — concentram cerca de 80% das vendas do biocombustível no país, reunindo 55% da frota nacional de veículos flex.

 

Fonte: SCA BRASIL

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025