Revolução Verde Brasileira - Conheça nossos heróis

Publicado em 29/01/2014 10:09 e atualizado em 03/03/2020 08:44

O site www.revolucaoverde.org produziu uma série de vídeos com personalidades do agronegócio brasileiro e o Notícias Agrícolas vai reproduzir a cada semana uma nova história, em homenagem a esses militantes da agricultura moderna. 

Nos últimos 40 anos, usando  ciência e inovação, o Brasil se transformou de importador em um dos maiores exportadores de alimentos, preservando mais de 60% de suas florestas nativas. Aqui você vai conhecer alguns dos heróis que lideram essa incrível conquista, junto com milhões de produtores rurais e profissionais em todo o Brasil.

O destaque dessa semana é Romeu Kiihl, conhecido como “pai da soja” no Brasil que vem contribuindo há quase cinco décadas à adaptação e ao melhoramento genético da oleaginosa. Kiihl, que fez história na Embrapa, é hoje diretor da TMG e lidera um time de pesquisadores.

 

Ex-ministro da Agricultura e professor-titular do Departamento de Economia da UNESP, Roberto Rodrigues preside atualmente o Conselho de Agronegócio da FIESP e coordena o Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

A médica veterinária e professora da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Helena Lage Ferreira é especializada em virologia aviária e ajudou a tornar a indústria avícola brasileira uma das mais avançadas do mundo.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Fundador da Manah, Fernando Penteado Cardoso foi o principal responsável pela popularização dos fertilizantes no país. Amigo de Norman Bourlaug, pai da primeira Revolução Verde, o agrônomo contribuiu para o aumento da produtividade em diversas culturas no Brasil.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Pesquisador ligado à Embrapa Cerrados, Edson Lobato foi um dos responsáveis pela introdução e adaptação da soja no Cerrado brasileiro. Especializado em fertilidade de solos, Lobato ajudou a semear terras extremamente pobres e contribuiu de forma decisiva para o aumento da produção de grãos no país. Em 2006, foi condecorado com o “World Food Prize” .

Assista ao vídeo completo,clique aqui

 

Pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte (Embrapa), Cacilda Borges do Valle é considerada a maior especialista do mundo em capim braquiária. Nas últimas décadas, dedicou-se ao melhoramento genético e caracterização cromossômica e molecular da braquiária – trabalho fundamental para o aumento da produção de carne no Brasil.

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em economia rural pela Universidade de Purdue (EUA), Eliseu Alves fez parte do grupo de trabalho que idealizou a Embrapa. Presidiu a entidade entre 1979 e 1985 e transformou a Empresa em uma instituição respeitada. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

Professor da Universidade Federal de Lavras desde 1962, o mineiro Alfredo Scheid Lopes é uma das maiores autoridades mundiais em fertilidade de solos. PhD pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), Scheid Lopes já realizou mais de 600 palestras sobre o tema, no Brasil e no exterior. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 
 
Mineiro de Bambuí, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli foi ministro da Agricultura entre 1974 e 1979 e um dos responsáveis pela estruturação da Embrapa. Produtor rural e personalidade do agronegócio brasileiro, Paolinelli recebeu o “World Food Prize” em 2006. 

Assista ao vídeo completo, clique aqui

 

O primeiro homenageado foi o agricultor e inventor alemão Herbert Bartz já foi chamado de louco no passado. Pioneiro no plantio direto no Brasil, Bartz revolucionou a agricultura brasileira nos anos 1970 e hoje é reconhecido como inventor de uma das técnicas de cultivo mais utilizadas no país.

Assista ao vídeo completo, clique aqui.

Tags:

Fonte: Revolucaoverde.org

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prejuízos na pecuária devem continuar em 2022, avalia o presidente da Assocon
Exportações totais de carne bovina caem 6% no volume e 11% na receita em janeiro
Santa Catarina mantém proibição de entrada de bovinos vindos de outros estados
A "filosofia" de Paulo Guedes para a economia brasileira. Os liberais chegaram ao Poder
O misterioso caso de certo sítio em Atibaia (Por Percival Puggina)