Preço do boi gordo se aproxima de máxima histórica, aponta Cepea

Publicado em 21/10/2014 08:36

Por Gustavo Bonato

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços da arroba do boi gordo no Estado de São Paulo se aproximam de uma máxima história em um momento de escassez de animais para abate, mostraram dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O Indicador Esalq/BM&FBovespa, que apura os preços à vista e serve de referência para o mercado, atingiu 134,26 reais/arroba na segunda-feira, novo recorde nominal, em uma alta diária de 0,4 por cento.

O preço atual já se aproxima do valor recorde em termos reais (considerando correção da inflação pelo IGP-DI), de 134,94 reais, observado em novembro de 2010, segundo o Cepea.

O preço do boi gordo vem tendo sustentação desde o início do ano, depois que pastos foram afetados por uma severa seca, prejudicando a engorda dos animais, além de problemas antigos do setor.

Especialistas dizem que a rentabilidade defasada para os pecuaristas nos últimos anos desestimulou investimentos em aumento de rebanho, com consequência na oferta atual.

"As exportações brasileiras crescentes de carne bovina reforçam o movimento altista no mercado interno, já que contribuem para enxugar a disponibilidade doméstica", destacou o Cepea, em um relatório recente.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Entre exigências e oportunidades, Pará abre caminho para rastreabilidade avançar na pecuária brasileira
Boi/Cepea: Maior demanda contribui para sustentar altas de preços da carne
Scot Consultoria: Queda na cotação da novilha em São Paulo
Retrospectiva: Avanços sanitários, novos programas e articulação política marcam o agro de Mato Grosso do Sul em 2025
ABIEC é aprovada como parceira oficial da FAO em iniciativa global de sustentabilidade da pecuária
Apesar do protecionismo, crise sanitária e encolhimento do rebanho devem forçar Europa a importar mais carne do Brasil