México discorda da suspensão das importações de gado mexicano pelos EUA devido à bicheira

Publicado em 12/05/2025 13:46

CIDADE DO MÉXICO, 12 de maio (Reuters) - A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse na segunda-feira que seu país não concorda com a decisão dos EUA de suspender as importações mexicanas de gado, cavalos e bisões devido à presença da bicheira-do-Novo Mundo, acrescentando que o México demonstrou colaboração na erradicação da praga.

No domingo, a Secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, disse que estava suspendendo tais importações pela fronteira sul dos EUA, com sua agência acrescentando que a suspensão entraria em vigor "mês a mês".


O ministro da Agricultura mexicano, Julio Berdegue, disse que a medida permaneceria em vigor apenas por 15 dias, o que Sheinbaum repetiu em sua coletiva de imprensa regular na segunda-feira.

"O ministro Berdegue já conversou com (Rollins) e propôs que durasse apenas 15 dias para continuar trabalhando, e esperamos que essa medida, que consideramos injusta, seja suspensa muito em breve", disse Sheinbaum.

Os EUA e o México chegaram a um acordo no mês passado sobre o manejo dessa praga prejudicial, que pode infestar o gado e a vida selvagem e transportar larvas que se enterram na pele de animais vivos, causando danos sérios e muitas vezes fatais.

Os EUA disseram que os esforços não foram suficientes, o que Sheinbaum rejeitou.

"Não podemos ter pressa em reagir a qualquer coisa que for dita naquele dia, especialmente do secretário de Agricultura dos EUA", disse Sheinbaum. "O México não é a pinhata de ninguém."

A presidente acrescentou que espera que a suspensão não represente um impacto econômico significativo para o México, considerando que ela deve durar 15 dias.

Reportagem de Kylie Madry; Edtigin de Aida Pelaez-Fernandez

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paixão e Reposição: O Retrato da Pecuária no Norte e Nordeste, Segundo Pesquisa da Comitiva HN AGRO
Exportações de carne bovina disparam em novembro, com alta de 39,6% no volume e salto de 57,9% no faturamento
Scot Consultoria: Estabilidade em São Paulo
Indústrias testam preços menores para a arroba, enquanto pecuaristas seguram vendas à espera de preços melhores
Pecuária sustentável: tecnologia brasileira promete até 7 cabeças/ha sem desmatamento
Alta do dianteiro reduz competitividade da carne bovina frente ao frango e à suína