Brasil envia primeiro lote de carne brasileira ao Vietnã

Publicado em 07/07/2025 09:00 e atualizado em 07/07/2025 10:10
Ação ocorreu durante reunião bilateral entre os países. Mercado foi aberto em março, durante missão oficial ao país asiático

Neste sábado (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizaram uma reunião bilateral com o primeiro-ministro da República Socialista do Vietnã, Phạm Minh Chính, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Encontro ocorre às vésperas da cúpula dos chefes de Estado do BRICS.

Na ocasião, o presidente Lula assinou uma caixa simbólica, representando o primeiro lote de carne bovina brasileira exportada para o Vietnã. O mercado foi aberto em março, durante a missão oficial ao país asiático, resultado de reuniões com as principais lideranças políticas vietnamitas.

A caixa também foi assinada pelo primeiro ministro do Vietnã e pelo ministro Fávaro.

“Essa é uma conquista concreta, resultado direto dos encontros anteriores e do fortalecimento da relação entre Brasil e Vietnã. A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira, somada ao intercâmbio com pescados e arroz vietnamitas, mostra que, quando há compromisso entre os países, os resultados acontecem. Seguiremos trabalhando para ampliar essa parceria estratégica e gerar mais oportunidades para os nossos produtores”, ressaltou Fávaro.

Já o primeiro-ministro do Vietnã destacou o avanço na parceria: “Essa é uma conquista muito significativa, resultado direto dos encontros anteriores entre nossos países. Agradeço ao ministro e à sua equipe por se dedicarem intensamente à promoção da cooperação agrícola entre Vietnã e Brasil. Fico feliz em ver que, a cada nova reunião, conseguimos avançar com mais produtos e resultados concretos”.

O ministro Fávaro também parabenizou o Vietnã por sua recente adesão ao BRICS como país parceiro e destacou as novas oportunidades comerciais entre as nações.

Este primeiro lote de carne bovina brasileira destinado ao Vietnã é composto por 27 toneladas do corte patinho. A carga seguirá para o país asiático a partir do Porto de Santos, em São Paulo. 

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado de genética bovina cresce 12,4% no primeiro semestre e supera 12 milhões de doses de sêmen comercializadas
Fronteira dos EUA reabre para gado mexicano, mas persistem preocupações com parasita
Do nascimento ao confinamento o estresse animal é fator importante de redução de desempenho
Rotação de moléculas e manejo das pastagens como estratégias para o controle de carrapatos
Bom Negócio expande atuação integrando rede de parceiros
EUA podem incrementar compras de carne bovina do Brasil com redução de tarifas e México fora do jogo